Imigrantes e refugiados recebem diploma do curso de Conserto e Costura da UniCesumar

Ao todo 38 alunos do Haiti, Venezuela e Angola participaram do curso de Corte e Costura e agora esperam pela oportunidade de emprego

“Eu espero conseguir um emprego, ganhar dinheiro e pagar a documentação para trazer a minha filha para o Brasil”, disse a haitiana Ferline Joliverte, uma das alunas que finalizou o curso de Conserto e Costura, promovido pela UniCesumar. Na última segunda (12), 38 alunos da Venezuela, Haiti e Angola receberam os diplomas do curso que teve início no dia 2 de julho, somando 11 aulas num total de 33 horas de estudo.

A capacitação profissional foi ministrada com base nas técnicas utilizadas nos laboratórios da instituição e agora os imigrantes poderão ter uma oportunidade de trabalho em empresas de confecção de Maringá e região.

Para o diretor do departamento de Relações Institucionais da UniCesumar, Weslley Matos, esta inciativa é importante porque traz um impacto social na vida dos imigrantes. “A empregabilidade é um passo de dignidade para o imigrante e o refugiado. Dessa forma, ele se sente valorizado pelo trabalho que pode oferecer. Esse emprego é o que vai gerar o recurso para ele se sustentar e pagar os custos de vida que tem aqui na nossa terra”, afirmou o diretor.

Esta dignidade é o que sente Francelis Pino, que veio com o esposo para o Brasil. Os dois eram policiais na Venezuela e, por conta da crise política e social, tiveram que deixar o país. “Meu esposo já conseguiu um emprego e nós estamos felizes porque tudo está dando certo. Sou muito grata ao Brasil e também à UniCesumar que me deram esta oportunidade”.

Outro aluno que também recebeu o diploma foi o haitiano Marcwilson Louissaint . Ele disse que tinha o sonho de fazer esse curso e também o curso de auxiliar de pedreiro, que também está cursando na UniCesumar. “Quando você tem vontade, deve correr atrás dos seus objetivos. O meu sonho era fazer esse curso. Já trabalhei como pedreiro, mas queria acumular mais conhecimento para melhorar a minha vida aqui no Brasil”, disse o haitiano.

Os cursos de capacitação profissional de Conserto e Costura e Auxiliar de Pedreiro fazem parte do Programa de Apoio ao Imigrante e Refugiado, desenvolvido pela UniCesumar desde 2016.