Unicesumar
Unicesumar

Imigrantes participam de workshop para elaboração de currículo

A venezuelana Dannelys Mercedes Moreno Sanches, 33 anos, está no Brasil há sete meses e veio para Maringá com a ajuda de uma igreja. Mora na cidade com duas filhas pequenas e a mãe de 60 anos. Ela foi uma das imigrantes que participou do workshop para elaboração de currículos promovido pelo UniCesumar, por meio do departamento de Responsabilidade Social em parceria com o curso de Gestão de Recursos Humanos do EAD, realizado no dia 18/09.

Danellys ainda não está trabalhando e não tinha ideia de como fazer um currículo. “A cidade onde eu morava na Venezuela era muito pequena e não precisávamos fazer currículo. Para mim esse treinamento foi muito importante porque além de ter o documento, conheci novas pessoas”.

Ao todo, 20 imigrantes e refugiados participaram do workshop que faz parte do projeto Líderes em Formação, do curso de Gestão de Recursos Humanos do EAD. O processo foi conduzido pelos professores e esse é o primeiro ciclo do projeto. A ideia, segundo o coordenador do curso do EAD, Luciano Santana, é ofertar mais workshops como esse periodicamente para contribuir de alguma forma e melhorar a qualidade de vida e empregabilidade dos imigrantes.

De acordo com a coordenadora do departamento de Responsabilidade Social da UniCesumar, a empregabilidade é um fator muito importante para a inclusão dessas pessoas, em virtude das diferenças culturais e sociais. “O simples fato de participar de uma entrevista ou enviar um currículo tem sido uma barreira para os imigrantes que chegam ao Brasil. Pensando nisso é que estruturamos esse workshop, com o objetivo de facilitar a entrada dos imigrantes no mercado de trabalho”.

Esta iniciativa faz parte do Programa de Apoio aos Imigrantes, desenvolvido pela UniCesumar há dois anos, oferecendo cursos profissionalizantes e bolsas de estudo para os refugiados.

 

Últimas notícias

Categorias