Imigrantes recebem certificado do curso de Servente de Obras

Imigrantes do Haiti, Venezuela e Nigéria participaram da cerimônia de formatura do curso de Servente de Obras, promovida pela UniCesumar, no dia 28/10, no auditório Dona Etelvina. Ao todo, 30 refugiados receberam o certificado de conclusão do curso que durou mais de três meses e foi realizado todos os sábados na instituição.

Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre todas as fases de uma construção civil em aulas práticas e teóricas. Eles aprenderam desde a estrutura do terreno, limpeza, tipos de fundações, estruturas, pilares, vigas, lages, telhado, assentamento de tijolo, tipos de materiais empregados até a segurança do trabalho, como tipos de equipamentos a serem usados e riscos presentes em uma aula. Foram aulas teóricas e práticas que foram do dia 29/06 até o dia 19 de outubro.

Para o formando, Nathanael Fils Aime, o curso foi excepcional. "Estou muito grato porque se não fosse a UniCesumar eu não teria condições de fazer esse curso. Agora sou um profissional e estou muito feliz", disse o imigrante.

O diretor de Relações Institucionais da UniCesumar, Weslley Matos, explica que esse é um projeto que deve acontecer todos os anos em Maringá e a ideia é que mais imigrantes tenham a oportunidade de fazer os cursos de qualificação profissional para assim terem uma qualidade de vida melhor.

O curso de qualificação profissional para Servente de Obras faz parte do Programa de Apoio aos Imigrantes e Refugiados, desenvolvido pelo departamento de Responsabilidade Social da UniCesumar e Instituto UniCesumar. Neste ano, 40 imigrantes também receberam o diploma de conclusão do curso de Conserto e Costura realizado na instituição. Também foram promovidas oficinas de interesse dos imigrantes como: Elaboração de Currículo Profissional e Aproveitamento integral dos alimentos.