Unicesumar
Unicesumar

Importância da gastronomia para o município é ressaltada na abertura da I Cesugastro


"A gastronomia é parte integrante de cada forma de cultura, de cada povo ao longo do curso da história, tanto quanto crenças, religiões e relações sociais. Tudo isso pode ser refletido na forma como a alimentação é tratada pelos povos desde os primórdios até os dias de hoje e os dias que virão. A Gastronomia é um estudo social e antropológico sobre a história do homem, apenas sobre outro ponto de vista."

Estas palavras foram ditas na abertura da I Semana de Gastronomia do Cesumar e indicam o porquê do evento estar voltado não só a discutir o empreendedorismo e o mercado profissional em gastronomia (tema central da semana), mas também as relações da gastronomia com a cultura, a arte e a história, inclusive fazendo uma homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

A abertura oficial da I Cesugastro ocorreu nesta quinta-feira (29) de manhã com a presença do secretário municipal da Indústria, Comécio e Turismo, Shinji Gohara, do presidente do Maringá Convention Visitors Bureau, Sérgio Takao Sato, da representante da Acim-Mulher, Flávia Vermelho, do coordenador do curso, Marcos Mantovani e da diretora de ensino, professora Solange Lopes.

Qualificação

O coordenador do curso destacou a gastronomia como patrimônio histórico de uma sociedade, assim como é a cultura, a arte e a música e disse: "por isso estamos comemorando essa fusão cultural entre o Brasil e o Japão, trazendo várias apresentações culturias focadas neste assunto e pessoas da colônia nipônica para falar durante a semana".

Já o presidente do MC&V destacou a importância da semana científica e do curso de gastronomia do Cesumar na formação de profissionais bem qualificados. "Para o Convention é importante que existam profissionais bem qualificados na gastronomia porque é base primordial no fomento ao turismo", disse ele.

O secretário de Indústria e Comércio e Turismo lembrou que muitos estudantes fazem gastronomia para adquirir apenas cultura, mas muitos querem entrar para o mercado de trabalho e, neste sentido, ressaltou os programas da atual administração voltados ao fomento de empreendimentos.

Programa

O evento prossegue até sábado, com diversas palestras, oficinas, minicursos, mesa redonda e apresentações de música, dança e teatro, além de exposição de trabalhos científicos. Hoje (29) à noite haverá uma apresentação sobre "A cultura japonesa" e a palestra sobre "Fusão das culturas brasileira e japonesa", feitas por membros da Acema.

Em seguida para falar sobre "Qualidade Sensorial das Refeições" estará presente o renomado nutricionista e professor de cursos de graduação e pós-graduação com estágio no Ottawa Culinary Arts Institute –´ Le Cordon Bleu, no Canadá, Luís Fernando Escouto, que atualmente é coordenador do projeto "Atelier do Gosto", em São Paulo e atua como consultor no desenvolvimento de produtos sem glúten.

Amanhã (30) haverá palestra às 8h30 sobre "O mercado de bebidas: Vinhos e bebidas finas", com o especialista Acir Valença e em seguida palestra com a gastrônoma pernambucana Rafaela Suassuna sobre "Gastronomia de Eventos". À tarde haverá apresentação de trabalhos orais de alunos de pós-graduação em gastronomia, minicurso sobre "Opções de Finger Food" e à noite a palestra "Empreendedorismo na Gastronomia", com Marcelo Traldi, seguida de apresentação da peça teatral "A Guerra dos Sexos", montada por alunos do Cesumar, sob direção da professora Lucinéia Contiero.

O evento encerra-se sábado de manhã como uma mesa redonda sobre "Transformações do mercado e influência do profissional em gastronomia em Maringá e região" com testemunhos empresariais.

Últimas notícias

Categorias