Inicia a 4° Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica

Ontem (20) aconteceu a abertura da 4° Mostra de Interna de Trabalhos de Iniciação do Cesumar com a presença dos alunos pesquisadores, dos orientadores, da diretora de Pesquisa, Ludhiana Bertoncello e do pró-reitor de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, Flávio Bortolozzi.

A Mostra tem como objetivo a apresentação e avaliação de 203 trabalhos científicos, concluídos ou em andamento, que fazem parte dos Programas de Iniciação Científica do Cesumar (PICC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq-Cesumar).

Para o pró-reitor de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, Flávio Bortolozzi, a cada ano há um avanço progressivo nos trabalhos. "Os alunos têm se esforçado mais nas pesquisas, e já é visível uma melhoria qualitativa e quantitativa nos projetos." Segundo ele, "o resultado das pesquisas vem se mostrando cada vez mais no caminho científico, isso é muito importante, porque a Iniciação Científica é um termômetro fundamental para medir a qualidade de uma Instituição de ensino," diz o pró-reitor.

A Iniciação Científica para o pró-reitor, "é o caminho para qualquer acadêmico que pretende seguir uma pós-graduação, é o primeiro passo na direção e formação Stricto sensu, de mestrado e doutorado, e quanto maior sua titulação, mais elevado seu cargo e salário no mercado".

A diretora de Pesquisa, Ludhiana Bertoncello, conta que percebeu durante a avaliação bons trabalhos, com temáticas atuais e projetos desafiadores. Segundo ela, em relação às últimas mostras, houve um grande aumento de pesquisadores.

A aluna do 4° ano de Direito, Kemella Carolina Pedala Gonçalves, é bolsista pelo programa e está desenvolvendo uma pesquisa sobre "os aspectos controvertidos da reprodução assistida", justamente pelo interesse na questão jurídica sobre o embrião. Para ela, a pesquisa é importante porque é um tema novo, pouco discutido, que deixa muitas perguntas sem respostas.

As apresentações de trabalhos da Mostra acontecem até o dia 22, nos blocos 5, 6, 7 e 8 da Instituição. O local e horário de cada apresentação estão disponíveis no site do