Unicesumar
Unicesumar

Inovação, tecnologia e aprendizado por meio de desafios marcam o Inspira 2021, da UniCesumar

Evento foi a formação docente dos professores para este ano letivo e foi pautado no tema “Inspire novas respostas”

O ano letivo dos docentes da UniCesumar e do Colégio Objetivo de Maringá começaram com novo gás: entre os dias 26 e 28 de janeiro, eles participaram do Inspira 2021, a semana de formação docente. O evento, que ocorreu de forma remota, foi realizado entre os dias 26 e 28 de janeiro e foi marcado por palestras e oficinas que enfatizaram o impacto da tecnologia, da inovação e do aprendizado por meio de desafios no método pedagógico.

“Já vivemos a cultura da qualidade desde os primórdios da história desta Instituição”, destacou o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva. “Mas, agora, temos que somar, adicionar, a cultura da tecnologia digital, para que as aulas se tornem mais vivas, tenham mais alcance, muito mais movimento. O mundo digital oferece as ferramentas, mas o protagonista, o realizador, é você professor. Por isso, vamos juntos e sejamos a resposta para o ano letivo do ano de 2021 e que Deus abençoe a todos nós nesta linda jornada da educação transformada.”

Nas três noites, que foram pensadas a partir do tema “Inspire novas respostas”, os professores puderam conhecer novos projetos e metas da Instituição, bem como acompanhar falas de especialistas da área da educação, tecnologia e gestão. Além disso, o evento também incluiu uma série de oficinas com temas variados, que vão desde a apresentação do conceito learning by doing (aprender fazendo, em português) até dicas para a realização de lives.

De acordo com a pró-reitora de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim, os professores tiveram um desempenho surpreendente e exemplar no ano passado. “Eles levaram o ato de ensinar para outro nível. Por isso, o que nós queremos é iniciar este ano letivo demonstrando aos nossos docentes o que há de mais inovador e produtivo na educação para despertar neles a vontade de transformar a jornada acadêmica de seus alunos. Isso também dará a eles a oportunidade de evoluírem nesse processo, uma vez que a busca por responder às questões do mundo é uma jornada que aluno e professor trilham juntos”, destaca.

O QUE ROLOU NO INSPIRA 2021

Na noite de estreia (26), houve a abertura com o reitor Wilson de Matos Silva, o momento devocional com o diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos, e a palestra “Aprendizagem baseada em desafios”, com a Diretora de Treinamento e Desenvolvimento Institucional da Tecnológico de Monterrey, Gisele Loya. Além disso, o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, apresentou o “Cesu22”, um projeto criado na Instituição para promover a discussão sobre inovações acadêmicas a serem implementadas até 2022. O projeto foi, inclusive, o motivador para o estreitamento dos laços entre a UniCesumar e a Tec de Monterrey.

Na noite seguinte (27), o diretor de TI da Instituição, Rodrigo Estevam, fez a palestra “Transformação Digital na UniCesumar”. Em seguida, os docentes conheceram o “Educause”, uma organização dos Estados Unidos que visa melhorar a educação por meio da tecnologia. Quem falou aos professores foi Susan Elaine Grajek, vice-presidente de Parcerias, Comunidades e Pesquisa do projeto.

A palestra “Formação, Tendências e Competências para o Novo Mercado”, ministrada pelo empresário e gestores Flaviano Ventorim e Anderson Morais, foi o primeiro ato da noite de 28 de janeiro, mediado pelo diretor de pós-graduação, Guaracy Silva. O encerramento ficou a cargo do reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva.

Últimas notícias

Categorias