Inovação: UniCesumar oferece disciplina em inglês para alunos de Agronomia e Medicina Veterinária

Instituição é a primeira do Estado a oferecer aulas ministradas totalmente em inglês

Alunos de Agronomia e Medicina Veterinária da UniCesumar estão participando de um projeto piloto com disciplinas ministradas totalmente em inglês. A atividade começou nesta segunda-feira (3), com uma aula sobre Doces Brasileiros, ministrada também para os intercambistas da Missouri State University (EUA).

A disciplina em inglês é optativa e aberta para acadêmicos de 1º ao 5º ano, mediante inscrição prévia. Na área de Agronomia, os participantes aprenderão até o dia 8 de agosto sobre Brazilian Agriculture (Agricultura Brasileira). Já para Medicina Veterinária, em que as atividades iniciam na segunda semana de julho, as aulas serão sobre Advanced topics in animal reproduction (Tópicos avançados sobre reprodução animal).

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia, Edison Schimidt, o projeto surgiu de uma conversa com a equipe da Diretoria de Relações Internacionais e as disciplinas foram projetadas para oferecerem 95% de conteúdo prático. “Esse é um projeto que queremos oferecer todos os anos, pois as atividades ocorrem no contraturno das atividades já inclusas na matriz curricular. Aproveitamos o intercâmbio com os alunos da Missouri State University para oferecer esse novo projeto e gerar a troca de experiência entre nossos alunos e os estudantes norte-americanos”.

O coordenador de Medicina Veterinária, Rodrigo Paolozzi, explica que a disciplina em inglês mostra para os alunos a importância da internacionalização. “É uma oportunidade deles analisarem outras possibilidades de atuação na área, tendo contato sobre como é o agronegócio fora do Brasil. Além disso, treinam uma oura língua e conhecem a cultura de um país desenvolvido e diferente”.

Doces Brasileiros

A primeira aula ministrada em inglês ensinou os participantes a produzirem doces brasileiros, como beijinho e brigadeiro, além de conhecerem o chocolate ruby, famoso por sua cor rosa. A professora Thaise Teixeira destaca que optou em trazer ingredientes variados para mostrar a diferença de costumes. “Na matriz curricular de Agronomia temos a disciplina de Tecnologia de Produtos Agropecuários, que trata sobre o processamento dos alimentos e resolvemos aplicar alguns ensinamentos dessa disciplina, mas com ingredientes diferentes como a baunilha ”.

A aluna do 5º ano de Agronomia, Natália Vasques, está participando do projeto piloto. Para ela, o projeto contribui no conhecimento da profissão e na fluência do inglês. “Essa interação com os alunos dos Estados Unidos é interessante e amplia nossa visão de mundo. Além disso, uma chance de praticarmos o inglês e saber com mais detalhes sobre a cultura deles”.

Intercâmbio MSU e UniCesumar

A UniCesumar tem uma parceria com a Missouri State University e promove há seis anos o programa de intercâmbio entre os alunos e professores. O objetivo da atividade é proporcionar aos acadêmicos do Brasil e dos Estados Unidos estágios práticos, além de trocarem experiências e conhecimentos técnicos.

No início de maio, representantes da Instituição estiveram na universidade norte-americana, participando do Programa Global Agriculture Iniciative. Já os estudantes norte-americanos chegaram no Brasil na semana passada e desde então, estão participando de aulas de português desenvolvidas em parceria com o Colégio Objetivo.