Inovações em produtos apresentadas por alunos de Administração

Quem passou hoje pelo térreo do bloco 8 pôde ver uma exposição de produtos inéditos desenvolvidos pelos alunos do 1º e 2º anos de Administraçao matutino. Trata-se de trabalho da  disciplina Economia e Sociedade com o objetivo despertar o espírito inovador nos estudantes.

Os alunos tiveram de apresentar melhoria para um produto já existente no mercado e mostraram muita criatividade na tarefa. Surgiu desde papel higiênico com quadrinhos, bolsa com luz interna, descarga com sensor, pen drive ligado ao celular, escova de dente com fio dental embutido a um kit de hidratante neutro com essências separadas para que a própria pessoa faça a mistura, além de outras invenções.

Segundo o professor responsável, José Carlos Jesus Lopes, a intenção é desenvolver nos alunos o espírito criativo e inovador, que é o que as empresas buscam hoje em dia. “A função da empresa quando nasce é trazer um serviço ou produto diferenciado e é isto que nós tentamos passar aos nossos estudantes, fazendo com que despertem para o empreendedorismo”.

“Eles mostraram muito empenho, criatividade e estamos totalmente satisfeitos com o resultado”, continuou o professor, ao esclarecer que junto com o desenvolvimento e apresentação do novo produto, os estudantes tiveram de conhecer tecnologias, fazer estudo de viabilidade econômica e de mercado e desenvolver a campanha publicitária para o lançamento.

“Este é o tipo de trabalho em que se desfazem os muros das disciplinas e todas passam a ser interdependentes para cumprir um objetivo final. É a interdisciplinaridade, tão apregoada nas universidades, sendo trabalhada em nosso curso”, observou Lopes.

O coordenador do curso de Administração, Adriano Goedert, também ficou satisfeito com o resultado. Ele espera que o projeto tenha continuidade e que possa se tornar uma tradição na instituição. Segundo ele, o propósito é que os alunos levem os projetos para serem aperfeiçoados nas próximas séries e possam até patentear suas invenções.