Inscrições abertas para o 2º torneio UniCesumar de Games

Evento é um dos mais aguardados entre as competições de jogos eletrônicos on-line; inscrições vão até o dia 31 de julho e são gratuitas.

Um esporte seguro e capaz de agregar sem aglomerar. Uma competição sadia e de estratégia em que o principal objetivo não é só ganhar, mas também divertir.

Essa é a expectativa para o 2º torneio UniCesumar de Games. Podem participar jovens a partir de 15 anos, acadêmicos, professores e amigos.  As partidas serão on-line durante o mês de agosto. O evento teve um grande engajamento na primeira edição e agora os organizadores querem repetir o sucesso. Além dos prêmios para os primeiros colocados, haverá premiações extras para quem for estudante da UniCesumar.

O super torneio é exclusivo para quem reside nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.  As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de julho com vagas limitadas.  No ano passado, o evento foi um dos mais badalados do meio acadêmico justamente por promover integração e lazer em plena pandemia. Participaram 511 gamers.

E neste ano não será diferente. Os  games – escolhidos com apoio da  comunidade -  foram Clash Royale, Fortnite e League of Legends.  Cada jogador deve optar por apenas um único game para participar do torneio.

LEAGUE OF LEGENDS

Em League of Legends, um game feito para computador, os participantes se reúnem em um time de cinco jogadores e tentam destruir a construção na base da equipe adversária, dentro de um mapa. Cada participante do time tem uma função. É um trabalho de equipe com estratégia em tempo real.  O League of Legends  contou com 48 times em 2020. “É o mais popular do mundo em game de computador. E também o mais pedido entre os universitários”, revela Derik Dionízio,  head da empresa Torneio de Jogos, organizadora do evento.

FORTNITE

Já o  Fortnite é um game em que as equipes de até quatro jogadores precisam enfrentar obstáculos em um local selecionado até que reste um competidor vivo, que será o vencedor. Como é um jogo multiplataforma, tornou-se muito popular. “Dá pra jogar no celular, videogame, computador, no Nintendo... Roda em quase todos os dispositivos”, diz Derik.  “São 100 jogadores em uma única sala. É você contra 99 jogadores. Dá pra jogar sozinho em dupla,  trio ou em  quatro. Ganha quem for o ultimo do mapa”.  No ano passado, o Fortnite envolveu 27 times.

CLASH ROYALE

A terceira opção é o  Clash Royale, um jogo de estratégia para smartphone no qual o jogador escolhe unidades para preservar, ao mesmo tempo em que tem que destruir as  três torres do adversário. Através de ‘cartas mágicas´ é possível evocar um feitiço ou personagem pra entrar no campo de batalha. “O interessante é que o jogador tem quase cem cartas, mas só pode escolher oito. Assim, cada partida pode ser considera diferente da outra”, observa Derik.  O jogo, lançado em 2017, foi o mais baixado do Play Store na época.  No ano passado, articiparam  87 jogadores no Torneio de Games.

EXPECTATIVA

É esperada uma adesão tão boa como a que ocorreu em 2021. “Esse games estão em alta dentro do universo dos jogos eletrônicos. A gente acredita que o torneio vai  virar uma tradição”, disse Derik.

Ele conta que a sua empresa tem como objetivo entregar a experiência do esporte eletrônico profissional para pessoas comuns. “Os esportes eletrônicos cresceram muito na pandemia.  Muitas modalidades físicas recorreram ao e-sports”, conclui.

O gamer Mateus Foseca De Oliveira, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo do campus Curitiba, é outro fã. Em 2020 ficou em primeiro lugar no League of Legends e elogiou muito a organização do torneio. “Acredito que esse ano esteja melhor ainda. É muito bom saber que instituições como a UniCesumar incentivam esses jogos. Vou acompanhar de perto”.

Para a pró-reitora executiva de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim, o torneio é mais uma ferramenta para promover a interação entre alunos e comunidade. “A UniCesumar sempre buscou a inovação tanto para o aprendizado como no aspecto recreativo. Esse é o nosso diferencial. Estamos sempre em processo de transformação. O sucesso do torneio  no ano passado é um exemplo disso” .

Outro entusiasta do torneio é o diretor executivo de Marketing e Vendas da UniCesumar, Bruno Rodrigues. “Depois do sucesso do torneio em 2020, passamos a ser cobrados para realizar mais uma edição.  Agora a responsabilidade só aumentou, pois estamos preparando um evento ainda maior e melhor. Estamos muito animados com esse torneio de e-sports, já que esse evento tem um dos maiores engajamentos  dentro da nossa comunidade ”, conta.

TABELA

No dia três de agosto, às 16h, será divulgada a tabela completa com os jogadores, chaves e equipes. As partidas de qualificação serão nos dias 07, 08, 14, 15, 21 e 22 de agosto das 10h às 12h e das 14h às 18h. E a grande final será ao vivo, no dia 28 de agosto as 14h.

De acordo com o regulamento, a formação de equipes independe de gênero e condição física. O único requisito é de idade: só pode participar quem tiver acima de 15 anos devido à faixa etária dos jogos.

Serviço  - inscrições deverão ser feitas única e exclusivamente pelo site: www.torneiodejogos.com.br/unicesumar .  É importante fazer a doação de um quilo de alimento que deverá ser entregue no campus da UniCesumar mais próximo ao aluno no Paraná (Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa) ou no Mato Grosso do Sul (Corumbá), até o dia dois de agosto.