Inscrições para o FIES e FIES SOCIAL 2024 Abertas: Oportunidade de Ensino Superior ao alcance de todos

Neste semestre, por exemplo, para o curso de medicina da UniCesumar serão ofertadas 42 vagas (30 em Maringá e 12 em Corumbá -MS)

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma das principais portas de entrada para milhares de estudantes brasileiros acessarem o ensino superior. Com o objetivo de promover a democratização do acesso à educação de qualidade, o FIES anuncia a abertura das inscrições para o ano de 2024. O prazo de inscrição se inicia hoje (12) e se estende até a próxima sexta-feira (15).

Para participar do processo seletivo, os interessados devem ficar atentos aos prazos e procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através do site oficial do FIES, onde os candidatos podem se cadastrar e preencher os formulários necessários.

Na UniCesumar, vagas são reservadas, todos os anos e na maioria dos cursos, para o FIES. Neste semestre, por exemplo, para o curso de medicina serão ofertadas 42 vagas (30 em Maringá-PR e 12 em Corumbá -MS). Dessas, 21 destinadas ao FIES SOCIAL.

FIES SOCIAL

Alunos de baixa renda de todo o Brasil poderão se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) Social. O programa vai custear 100% do ensino superior em instituições privadas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo as regras, os interessados que se enquadrem nesse perfil não ficarão sujeitos ao cálculo de comprometimento da renda mensal para definir o percentual financiável, mas, para isso, o custo do curso a ser financiado precisa estar dentro dos limites estabelecidos, que determina atualmente teto de R$ 60 mil anuais, para medicina, e R$ 42,9 mil para outras Graduações.

O candidato necessita ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançar notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não zerar a redação. Conforme o Ministério da Educação (MEC), o Fies Social permite a possibilidade de que sejam estabelecidos cursos prioritários para o financiamento integral, conforme o que venha a ser estabelecido em cada edital.

Inscrição no FIES 2024

De acordo com o edital do Fies, o candidato deve acessar o Portal Único do MEC, fazer cadastro no “login único” ou logar com CPF e senha e preencher as informações solicitadas. Cada pessoa pode escolher até três opções de curso.

Após as inscrições, os candidatos ainda devem passar por mais seis fases:

• Classificação;
  • Pré-seleção;
  • Participação em lista de espera;
  • Complementação da inscrição;
  • Comparecimento à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das universidades;
  • Comparecimento ao banco após os procedimentos junto à CPSA das IES.

Cronograma do Fies

• Inscrições: 12 a 15 de março