Inscrições para Seminário de Educação vão até sexta

Encerram-se nesta sexta-feira as inscrições para o 5º Seminário Interdisciplinar de Educação do Cesumar, que este ano vai debater a inclusão social e digital na educação. O seminário é dirigido a estudantes e profissionais de Letras, Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas.

O evento vai acontecer de 13 a 16 de junho. A palestra de abertura será feita pelo professor doutor Marcos Mazeto, da PUC-PR, com o tema “As novas tecnologias e a competência pedagógica do professor.

A programação inclui palestras, oficinas e minicursos dirigidos a cada uma das áreas. Na área de Letras, por exemplo, estão incluídos temas como “O valor da literatura infantil para crianças como inclusão social” e “O deficiente auditivo e a interação com o texto: uma inclusão através da leitura”.

Os estudantes e profissionais de Educação Física contarão com três oficinas e 11 minicursos. Para debater as “Perspectivas para o Esporte e o Lazer na Educação Física”, no primeiro dia do evento, estarão presentes o presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde e professores ligados ao órgão como Maria Zuleica Lopes Koritha e Yara Kustner, além do professor doutor Giuliano Gomes Pimental, da Universidade Estadual de Maringá.

Na área de Pedagogia serão discutidos temas como “Diversidade de aprendizagem: transtornos de comportamento: uma visão biológica e educacional”; “Leitura e escrita: habilidades e competências para a inclusão no ensino fundamental” e “Como identificar e lidar com os vários tipos de distúrbios que podem interferir no processo de aprendizagem”. Ainda na área de Ciências Biológicas, estarão em pauta temas como “Biodiversidade” e o “O biólogo e o mercado de trabalho”, entre outros.

O seminário encerra-se no sábado (16) com exposição de trabalhos científicos das quatro áreas. Os interessados em participar podem inscrever-se pelo site do Cesumar (http://www.cesumar.br/educacao2007/), até às 18 horas de sexta-feira. A taxa de inscrição para alunos do Cesumar é de R$ 25,00 e para profissionais e alunos de outras instituições de R$ 30,00.