Unicesumar
Unicesumar

Inspecto Agri é a startup campeã do Rocket 2021

Reality show de empreendedorismo da RPC contou com patrocínio exclusivo da UniCesumar; oito startups disputaram a grande final

 

A startup Inspecto Agri foi a grande vencedora do Rocket 2021, reality show de empreendedorismo e inovação da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná que contou com o patrocínio exclusivo da UniCesumar.

A última prova foi realizada na sexta-feira (8/10) nos estúdios da RPC em Curitiba e contou com oito finalistas: as seis startups classificadas nas disputas das órbitas e mais duas que conquistaram na repescagem a chance de chegar a grande final do Rocket 2021.  A transmissão  foi   ao vivo pelo Gshow (http://especiais.rocketstartup.rpc.gshow.globo.com).

As startups finalistas foram avaliadas e pontuadas por grupos de jurados (“stars”) e pelo público na internet.  As   startups finalistas representaram as órbitas Rocket Gestão, Rocket Finanças, Rocket Vida, Rocket Agro e Indústria e  Rocket Varejo.  Outras duas startups foram escolhidas no Rocket Repescagem com a participação do público na web.

A CAMPEÃ

A campeã Inspecto Agri conseguiu chegar na grande final ao participar do Rocket Repescagem. O trabalho da startup baiana consiste num monitoramento agrícola  por meio de uma rede de agrônomos e de tecnologia, utilizando até drones e satélites.  A equipe não contava com a repescagem já tinha até comprado passagem para Salvador. A maior surpresa, no entanto, foi a conquista do 1º lugar.

Todos os finalistas ganharam e bolsas de pós-graduação no ensino presencial ou à distância (EAD) da UniCesumar. Também terão direito a uma mentoria. A startup vencedora ainda levou um belo troféu e um ano de internet grátis.

Ao todo, o Rocket 2011 contou com centenas de inscrições não só do Paraná como de outros estados. Para os participantes, até chegar às finais, foram muitas semanas de aprendizados, desafios e muita troca de conhecimento e networking.

Devido à pandemia, todas as disputas foram transmitidas de forma online e sem presença de público presencial. Nos estúdios da RPC foram tomados todos os procedimentos sanitários.

UNICESUMAR

Cada órbita contou com um grupo diferente de “stars”, sempre com um representante da UniCesumar. Na grande final desta sexta-feira, a representante da instituição  foi  a jornalista e apresentadora Elaine Guarnieri. “Senti muita responsabilidade em participar da final do Rocket. Uma experiência única em poder aprender e escolher a  grande startup do ano.  Todas as equipes estão de parabéns. Muito competitivas e competentes”, disse ela.

 

FINALISTAS

A Market4U foi a startup  vice-campeã com um app desenvolvido para  facilitar as compras de moradores, principalmente de  condomínios, além de oferecer facilidades aos fornecedores. Ela representou a órbita Rocket Varejo que teve o professor da UniCesumar Sergio Czajkowski entre os jurados.

A startup Ybyram foi a escolhida para ir à final também pela repescagem. A equipe apresentou uma solução que promove educação sustentável gamificada.  Valeu a pena: ficou em 3º lugar.

Outra representante da órbita Agro e Industria foi a equipe  Eva. A certeza da classificação era tão certa, que um dos participantes fez um corte no cabelo com o nome da startup.

A  Eva ficou em 4º lugar na grande final. Consiste num aplicativo para que os moradores da cidade - por meio da tecnologia – possam   plantar e colher seus próprios alimentos orgânicos.

Entre os avaliadores da órbita Agro e Industria, estava a diretora da UniCesumar Curitiba, Cristiane Melo David: “O Rocket apresenta startups formadas por pessoas de todas as idades.  Isso é muito emocionante e gratificante, principalmente quando percebemos tantas ideias inovadoras”, disse. “A startup oportuniza às pessoas inovadoras e empreendedoras a aprimorar e transformar a sociedade”.

A Pineal representou o Rocket Vida.  A avaliação da órbita foi feita pela professora da UniCesumar Maiara Carolina Perussolo junto com outras convidadas.  Na final, a startup ficou em 5 º lugar.

A Pineal tem tecnologias 3D com foco na medicina veterinária, projetando dispositivos ortopédicos e de mobilidade para animais.

A ideia dessa startup, preocupada com os pets, emocionou Elaine Guarnieri. Na grande final, a jornalista e apresentadora da UniCesumar acabou escolhendo a Pineal para fazer a mentoria.

 

 

A vencedora da órbita Rocket Gestão foi a  startup Zeno que terminou em 6º lugar na final. Entre os jurados daquela órbita, estava diretor de pós-graduação da UniCesumar, Guaracy Silva: “Participar do Rocket foi uma grande oportunidade em conhecer a criatividade focada em muitas soluções um tanto complexas. As equipes estão de parabéns pelo empenho, dedicação e realização dos trabalhos”.

A Zeno apresentou um aplicativo que facilita o acesso das pessoas à Justiça ao mesmo tempo em que conecta advogados especializados em cada causa.  Permite solucionar problemas jurídicos de forma simples e descomplicada com uso da internet.

A startup Salsa Tec ficou em 7º lugar.  Ela desenvolve soluções em realidade mista, simulando treinamentos interativos aplicados em cenários de alto risco em ambientes de trabalho.

Pelo Rocket Finanças, a finalista foi a BeerCoin. Uma das avaliadoras da órbita foi a professora da UniCesumar, Joenice Leandro Diniz: ““As startups da órbita Finanças surpreenderam pela inovação e criatividade. É um prazer participar de um programa com uma visão tão empreendedora”.

A  BeerCoin ficou em 8º lugar na grande final. É uma startup que oferta o ativo digital BeerCoin para atender soluções inovadoras em gastronomia, finanças e sustentabilidade.

 

 

ROCKET AGAIN

Já as startups da órbita Rocket Again foram avaliadas, junto com outros convidados, pela professora Andrea Borim (Pró-reitora Executiva do Ensino Presencial) e pelo gerente de marketing da UniCesumar, Fábio Freire.

A  Rocket Again foi formada por seis startups que já participaram de edições anteriores do Rocket e retornaram para viver novos desafios na terceira temporada do reality. A grande vencedora foi a Tindin,  uma plataforma gamificada de educação e serviços financeiros destinada ao público infanto-juvenil, cujo propósito é ensinar finanças na prática para as crianças.

EMPREENDEDORISMO

“O Rocket tem o DNA da UniCesumar. Estamos sempre trabalhando com a inovação, a tecnologia e buscando soluções. É uma grande oportunidade para todos”, disse a pró-reitora. “Empreender é transformar. As startups estão de parabéns e nós da UniCesumar nos orgulhamos muito em ter colaborado com todo esse processo”.

E Fábio Freire também completou: ““Fiquei impressionado com a qualidade das apresentações e as ideias das startups, todas com propósitos muito nobres, redução de disperdício, educação financeira e carreiras. Participar do programa também foi um grande aprendizado pra mim. Estou muito feliz com o resultado dessa parceria que tem muita sinergia com a essência inovadora e empreendedora da UniCesumar".

Na avaliação de Bruno Rodrigues, diretor executivo de Marketing e Vendas da UniCesumar,  o  Rocket foi ao encontro de tudo aquilo que a instituição sempre prezou:  criar, inovar, empreender,  buscar soluções e fazer a diferença. “E nossos alunos e professores estão habituados com esse norteamento.  Foi um prazer pra UniCesumar patrocinar o Rocket”, finalizou.

 

RESULTADO

Inspecto Agri

2º Market4U

3º Ybyram

4º Eva

5º Pineal

6º Zeno

7º Salsa Tec

8º BeerCoin

 

 

  rocket 55rocket 23rocket

Últimas notícias

Categorias