Unicesumar
Unicesumar

Instalado órgão da ONU que irá auxiliar ações de desenvolvimento na região


Instalado sexta-feira (07), no Centro Universitário de Maringá (Cesumar), o escritório do Programa das Nações Unidas para ao Desenvolvimento (PNUD) chega para somar esforços às ações de desenvolvimento local e regional que busquem crescimento econômico aliado à justiça social.


São parceiros no PNUD o Cesumar, a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), que tem sede em Goiás, mas já participa de projeto voltado ao treinamento de liderança jovem na região.


O objetivo do PNUD é a conquista das metas do milênio estabelecidas pela ONU, que visam principalmente a erradicação da extrema pobreza e da fome e a diminuição das desigualdades sociais até o ano de 2015.


O órgão é capaz de prestar apoio técnico, orientar projetos e unificar ações no campo do desenvolvimento humano, colocando os parceiros em contato com uma rede de especialistas e organismos internacionais voltados a este propósito.


O coordenador nacional do Programa de Voluntários da ONU, Dirk Hegmanns, esteve presente na inauguração do escritório e destacou a disposição da região em trabalhar com projetos comuns. Ele disse ter visto aqui todas as condições necessárias para que o PNUD empregue seus esforços.


De acordo com Hegmanns, não é o programa que define os projetos locais e sim a própria comunidade, conforme suas prioridades. Ele esclareceu também que o PNUD não é um órgão que injete dinheiro nas iniciativas, mas pode abrir as portas para que as instituições envolvidas tenham acesso a financiamentos externos.


Segundo a presidente da Amusep, a prefeita de Nova Esperança, Maly Benatti, um dos primeiros projetos que poderá receber colaboração do PNUD é o do tratamento do lixo nos municípios integrantes da entidade. “Este é um problema que estamos precisando resolver e nosso objetivo é contar com um projeto que atenda a todos”, esclareceu.


O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, viu a parceria como mais um grande benefício entre tantos outros que a instituição já oferece em prol do desenvolvimento sustentável da região. Para ele, o papel da universidade, além de disponibilizar espaço e profissionais para atuarem na consultoria de projetos é estimular a participação de estudantes em ações voluntárias de cunho social.


O escritório de PNUD está instalado no bloco 08 e inicia suas atividades a partir de agosto.

Últimas notícias

Categorias