Instituto GRPCOM e Cesumar selecionam trabalhos do projeto "Televisando o futuro"

O projeto "Televisando o Futuro",  promovido pelo Instituto GRPCOM, chega ao final de sua 2ª edição. Na última semana,  uma comissão julgadora composta por membros do Instituto e professores dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia do Cesumar se reuniu para selecionar os trabalhos vencedores nas categorias ilustração e redação.

De acordo com Fabiana Vasconcelos, representante do Instituto GRPCOM, cerca de 740 trabalhos foram inscritos na região de Maringá, Campo Mourão e Ivatuba. Ao todo 66 escolas municipais de Maringá e região participaram do concurso.

O Cesumar foi a única instituição de ensino superior a integrar a comissão avaliadora na parte técnica. As coordenadoras dos cursos de Artes Visuais, Deborah Kemmer  e de Pedagogia,  Rachel Brotherhood participaram do júri. O curso de Artes Visuais analisou as ilustrações e o de Pedagogia as redações.

O projeto foi dividido em três etapas. Primeiro foi feita uma capacitação dos professores que iriam trabalhar com estudantes de terceira e quarta série no projeto. Os docentes deveriam sugerir pautas para a RPC-TV com foco no Meio Ambiente, podendo ser desenvolvidos temas sobre biodiversidade, destinação de resíduos, água- um bem finito e mudanças climáticas.

Na terceira fase, a RPC-TV selecionou as pautas e produziu matérias sobre os temas. Os professores levaram esse material para a sala de aula e os alunos criaram ilustrações e redações com base no material apresentado.

As categorias "Ilustração" e "Redação" serão premiadas nas classificações estadual, regional e municipal. Os prêmios vão de televisores LCD de 40', notebook, data show, máquina digital a jogos pedagógicos. A comissão premiará também a escola em destaque na categoria "Mobilização Social" e um professor por "Transformação Social".

As premiações serão feitas por etapas. As municipais serão até 6 de outubro, as regionais até 25 de outubro e a estadual até 8 de novembro. A cerimônia de divulgação dos vencedores não tem data nem local definidos.