Intercambista de Moçambique se despede da Unicesumar

O reitor Wilson de Matos Silva recebeu o aluno Avelino Antônio, intercambista de Moçambique, para um café de despedida. Após quatro anos estudando na instituição nos cursos de Teologia e Gestão de Recursos Humanos com bolsa ofertada pela Unicesumar, o estudante volta para a África para realizar a formação de obreiros no projeto missionário parceiro da instituição.

Segundo o pastor Daniel, responsável pelo programa que possibilita a vinda dos jovens à Unicesumar, é uma grande oportunidade para os alunos. "Essa é uma porta aberta pelo professor Wilson Matos. Agora, esses estudantes vão poder ajudar outros jovens e, também, auxiliar na recuperação de um país que saiu da guerra há pouco tempo e ainda está se reconstruindo", afirma.

De acordo com o estudante, a passagem pelo Brasil foi bastante proveitosa. "Esses anos aqui foram espetaculares. Ter essa experiência não apenas na área do conhecimento, mas também do convívio com outras pessoas e cultura foi maravilhoso", orgulha-se. Antônio acrescenta, ainda, que seria muito difícil conseguir estudar no seu país. "Lá, as pessoas mais humildes não têm essa oportunidade. Além disso, não existem faculdades com a estrutura da Unicesumar", diz.

Para Antônio, os dois cursos estudados se complementam em uma formação que será bastante útil em Moçambique. "As duas graduações me ensinaram a lidar com pessoas. Teologia mostrou o lado espiritual, já gestão de recursos humanos me ajudou a entender uma parte mais geral e administrativa das relações", pontua.

O estudante se diz ansioso para rever os pais, com quem conversava apenas por telefone e em raros momentos por conta dos custos das ligações. "Eles trabalham na roça produzindo algodão e estão bastante orgulhosos do que conquistei. Sinto muita saudade deles, mas faltam poucos dias para revê-los", comemora.