Internet sem fio é disponibilizada para alunos e professores

Com o sistema wireless implantado desde o ano passado no campus, o Cesumar está liberando agora para alunos e professores o acesso a internet sem fio, o que vai possibilitar uma dinâmica maior nos estudos e pesquisas. O avanço diferencia o Cesumar como a primeira instituição superior privada da região a disponibilizar este serviço.

A expectativa da instituição, que realizou investimentos da ordem de R$ 520 mil para implantar o sistema de acesso à internet sem fio, é incrementar a produção acadêmica e enriquecer ainda mais os conteúdos.

Para o diretor de Planejamento de Ensino, Maurício Ribeiro da Silva, a wireless representa um passo importante no sentido de tornar as aulas mais dinâmicas, possibilitar conteúdos mais diversificados, mas ao mesmo tempo em que se oferece mais, também se espera do aluno maior capacidade de estudo.

"A ideia é poder acessar a rede para pesquisas, para o aluno acompanhar assuntos que estejam sendo discutidos nas aulas. Nossa expectativa é que isso torne o aprendizado mais rico. No entanto, precisamos lembrar que a quantidade de informações boas e ruins existentes na internet exige também critério e responsabilidade de quem as acessa", comentou Silva.

De acordo com o coordenador de Tecnologia de Informação, Luciano de Souza, a internet poderá ser acessada nos principais pontos da instituição, ao mesmo tempo em que novos investimentos continuarão sendo feitos para ampliação das áreas. Quanto à liberdade de acesso, ele explicou que apenas os sites impróprios ao ambiente acadêmico serão bloqueados.

Segundo o vice-reitor, Wilson Matos Filho, o uso da internet sem fio ampliará as possibilidades pedagógicas da instituição e os alunos passarão a ter acesso ao conteúdo de ensino nos ambientes mais diversos.

"Os nossos alunos fazem parte do mercado de trabalho e utilizam a tecnologia para suas atividades diárias, tanto como estudante quanto profissional, por isto, acreditamos que em parte do tempo, a rede será utilizada para pesquisas, troca de arquivos, atividades diversas relacionadas ao estudo e também para trabalhar. É uma forma de o aluno conseguir a mobilidade em suas tarefas sem abrir mão de se manter conectado", observou o vice-reitor.

Para acessar a internet sem fio no campus, os usuários vão precisar de uma senha, tornando-se assim responsáveis pelos acessos que fizerem na rede. Tanto os alunos quanto os professores devem acessar o ambiente online no site do Cesumar (www.cesumar.br), a partir segunda-feira (dia 27), aceitar o termo de responsabilidade de uso e assim obter o seu login.