Investimento no ensino superior é tema de reunião com secretário estadual

Na manhã desta quinta-feira, 27, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ensino Superior do Paraná, Alípio Santos Leal Neto, esteve no Cesumar para discutir políticas de incentivo ao desenvolvimento acadêmico. Estavam presentes representantes de diversas instituições de ensino superior do Noroeste do Paraná.

Além desses, a diretoria do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná, representada pelo seu presidente Wilson de Matos Filho, apresentou propostas para a melhoria do ensino superior e de investimentos do governo nas instituições privadas sem fins lucrativos.

O secretário apontou que as universidades particulares estão fazendo um bom trabalho. Porém, incentivar os alunos a se tornarem pesquisadores é algo que merece mais atenção. "E esse é um dos desafios que as universidades enfrentam. Uma das saídas é buscar temas atuais, gerando a discussão dentro das salas de aula e, consequentemente, muitas soluções podem aparecer por esse caminho", assinalou.

De acordo com Alípio Santos Leal Neto, há uma previsão de aumento no número de cadeiras nos cursos de pós-graduação. Com isso, disse ele, aumentaria também o volume de pesquisas e de pesquisadores. "A contribuição que as pesquisas podem oferecer às instituições de ensino é fundamental para melhorar a qualidade do ensino e proporcionar novas perspectivas", revelou.

Além disso, Leal Neto apontou que existe uma preocupação do governo estadual em melhorar os índices em todos os níveis de escolaridade. "O governo federal tem feito investimentos no ensino superior e o governo estadual está seguindo isso. Esse é um compromisso do governo estadual e uma das metas a serem alcançadas", afirmou.