Japoneses conhecem projeto de jardim oriental no Cesumar

Uma comitiva liderada pelo vice-prefeito de Kakogawa, Kozo Hasegawa, visitou o Centro Universitário de Maringá nesta sexta-feira à tarde e foi recebida pelo reitor, Wilson de Matos Silva, e vice-reitor, Wilson de Matos Silva Filho. O reitor Wilson Matos aproveitou a visita para anunciar a construção de um jardim japonês no campus do Cesumar "como forma de selar a amizade entre as duas cidades".

O coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Fábio Rosado esteve presente para apresentar a maquete do jardim, doada à instituição pelo paisagista Hiroshi Kawashimo, que está em Maringá auxiliando a montagem do Parque do Japão. Rosado informou que o jardim japonês do Cesumar ocupará uma área de 5 mil metros quadrados. De acordo com o vice-reitor, Wilson Filho, a entrega do jardim fará parte das comemorações de Maringá aos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil, em junho do ano que vem.

Na sala de reuniões da Reitoria, os japoneses trocaram informações com os dirigentes do Cesumar sobre o interesse dos jovens pelo ensino superior, tanto no Brasil como no Japão. De acordo com o vice-prefeito de Kakogawa - cidade co-irmã de Maringá - a dificuldade dos jovens no Japão é entrar na universidade porque eles passam por uma avaliação ao longo da vida escolar. Ele disse também que muitos estão saindo da universidade e ficando sem emprego. No Japão cerca de 70% dos jovens freqüentam o ensino superior.

Formado ainda pelo vice-presidente da Câmara de Kakogawa, Hiroshi Nagayama, pelo secretário de Obras do Município, Hidetaro Aoki, pelo chefe administrativo da Câmara, Hideki Fujiwara e pelo encarregado da Associação Internacional Maringá-Kakogawa, Toshinobu Kishimoto, o grupo visitou as principais instalações do campus logo após o encontro da Reitoria.

O vice-prefeito, Kozo Hasegawa, disse que ficou com uma boa impressão do Cesumar. "Achei tudo muito bonito, muito novo e a impressão que tenho é que estou dentro de uma cidade", disse ele através de uma intérprete.

O grupo de Kakogawa veio a Maringá para as celebrações dos 60 anos de Maringá e verificar a construção do Parque do Japão.