Unicesumar
Unicesumar

Jornada de Farmácia recebe vice-presidente do CFF


Será aberta nesta terça-feira (10) às 19h10, a 8ª Jornada Científica de Farmácia da Unicesumar tendo como convidado para a palestra inicial o vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Valmir de Santi. Ao falar aos participantes sobre a profissão farmacêutica na atualidade e perspectivas para os novos profissionais, o representante do Conselho deverá abordar um dos assuntos mais recentes da área: a aprovação pelo CFF de resolução que institui a prescrição farmacêutica.  .

A resolução foi aprovada em plenária nos dias 29 e 30 de agosto, em Ponta Porã (MS), menos de duas semanas depois da manutenção dos vetos da presidente Dilma  Roussef à Lei do Ato Médico. Com os vetos, a autonomia das demais profissões, inclusive no que diz respeito à prescrição de medicamentos, foi mantida.  A normativa  amplia o campo de atuação do farmacêutico e consolida este profissional como referência em saúde e informação sobre medicamentos.

De acordo com o texto da proposta, a prescrição farmacêutica poderá ser feita para os medicamentos isentos de prescrição médica, as plantas medicinais, as drogas vegetais e os fitoterápicos também isentos de prescrição. No caso de medicamentos que exijam prescrição médica, faculta-se ao farmacêutico o estabelecimento de acordos de colaboração com os prescritores. Para isso, o CFF proporá ao Ministério da Saúde, protocolos institucionais ou normativas técnicas a serem estabelecidas pelo órgão e demais esferas de gestão sanitária.

O vice-presidente do CFF assinala que em vários sistemas de saúde, de outros países, profissionais não médicos estão autorizados a prescrever medicamentos. "Isso favorece o acesso, aumenta o controle sobre os gastos, reduzindo, assim, os custos com a provisão da farmacoterapia racional, e propicia a obtenção de melhores resultados terapêuticos", comenta. Esta resolução anula a concepção de prescrição como a ação de recomendar algo ao paciente. Tal recomendação pode incluir a seleção de opção terapêutica, a oferta de serviços farmacêuticos, ou o encaminhamento a outros profissionais ou a serviços de saúde.

Outros temas

Além da palestra de Valmir de Santi, a programação da Jornada de Farmácia inclui uma mesa redonda sobre as atribuições do farmacêutico no exercício da saúde estética. Estarão presentes para debater o assunto, os conselheiros do CRF, Higor Guerim (membro efetivo da Comissão de Estética), Rafael Bayouth Padial (membro efetivo da Comissão de Estética da Unicesumar), Manolita Sopena Parra Martins (membro efetivo da Comissão de Estética e Farmácia Chateau Dor) e a professora da Unicesumar Sandra Geres Alvez Panza. O debate ocorre quarta-feira (12), das 8 ao meio dia. A semana também oferece cursos sobre farmacovigilância, manipulação de cosmecêuticos, suplementos esportivos, nutracêuticos e nutricosméticos  e interpretação clínico-laboratorial do hemograma.

Mais informações e inscrições aqui.

Últimas notícias

Categorias