Jornada de Informática aproxima alunos e mercado de trabalho

A 9ª Jornada da Informática começou ontem (25), com o objetivo de atualizar e integrar os quatro cursos da área. O evento que deverá receber cerca de 400 alunos e professores começou a primeira noite com palestrantes vindos do Distrito Federal.

Durante a cerimônia de abertura, os participantes presentes no auditório Dona Etelvina assistiram a uma apresentação do Coral Cesumar, formado por alunos e funcionários da instituição.

Ainda durante a abertura, os organizadores ressaltaram a importância da aproximação dos alunos com o mercado de trabalho e os desafios que estão surgindo. "O mais importante é a atualização. Os profissionais que estão vindo de fora são pessoas que trabalham em empresas, eles têm a vivência do dia-a-dia. É importante que os alunos aproveitem essa experiência ao máximo para saber como é o mercado lá fora", ressaltou a organizadora do evento e coordenadora dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Redes de Computadores, Márcia Cristina Pascutti.

O primeiro tema abordado foi "O padrão mundial de manutenção de sistemas", com Josivan Lopes Ribeiro, que trabalha há cinco anos com a montagem de centros especializados em manutenção de sistemas. "É muito importante mostrar para o mercado brasileiro como o mundo trabalha quando a questão é a manutenção de sistemas", explicou Ribeiro. O palestrante ainda destacou o prazer em passar sua experiência para universitários. "Outro ponto positivo é que transmitir esse recado do mercado de trabalho para jovens é muito gostoso", brinca o Analista de Sistemas.

Na seqüência os participantes conferiram a palestra de Ricardo Ajax Dias Koloski, representante da Politec de Brasília e especializado em controle estatístico de processos. Com o tema "Mensuração de software: os resultados como insumos à gestão estratégica do negócio", a palestra enfatizou a importância do controle de resultados, o grande apelo do mercado sobre a qualidade dos softwares. "Você não consegue controlar aquilo que você não consegue medir. Então é importante o planejamento e o acompanhamento dos projetos e softwares, com isso você consegue identificar as melhorias possíveis durante o processo de desenvolvimento", finalizou o Koloski.

A programação científica da jornada segue até quarta-feira, com palestras todas as noites a partir das 19 horas. No encerramento, quinta-feira, acontecerá a 4ª Gincana da Informática, que fechará o evento promovendo a integração dos estudantes dos quatro cursos.