Jornada de Nutrição discute a realidade da profissional e a qualidade de vida

Começou ontem (29), a Jornada de Nutrição 2013, que neste ano tem como tema "Nutrição, profissão e qualidade de vida". Durante a solenidade de abertura do evento, estava presente o pró-reitor de ensino, Valdecir Simão, a coordenadora do curso, Paula Magalhães, o corpo docente, alunos e profissionais da área.

Em suas palavras iniciais, a professora Paula ressaltou que a programação da jornada é composta por temas diferentes e relacionados à atualidade da prática profissional. "Aproveitem alunos para ter contato com as principais práticas e discussões do mercado. Aqui, na academia, também é local de constante renovação", assegurou.

A palestra de abertura foi proferida por Ana Paula Juliani, médica alergista e pediatra de Londrina, que falou sobre "Alergia alimentar: da sensibilidade à prevenção". De acordo com a profissional, hoje em dia é muito comum a presença deste problema. "Está mais diagnosticado do que deveria e 90% dos quadros de alergia alimentar são causadas pelos seguintes alimentos: leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, peixe, frutos do mar e castanhas", afirmou.

Ana Paula explicou ainda que as alergias são desenvolvidas no seguinte cenário: durante a fase pediátrica, quando se ingere o alimento várias vezes e passa a ter sintomas. Para a melhora do paciente e reversão do caso, ela indicou a necessidade da atuação conjunta entre médico e nutricionista. "Depois do diagnóstico, feito pelo médico, que aponta a alergia alimentar, é preciso restringir a ingestão daquele alimento. Entram as substituições, que precisam ter um aporte de nutrientes adequados para que o desenvolvimento da pessoa ocorra de maneira plena, e quem faz este trabalho é o nutricionista", disse.

Depois do tratamento, composto por medicamentos e uma nova dieta alimentar, os pacientes passam a ter uma vida normal e saudável, garantiu a médica.

A Jornada de Nutrição prossegue até este sábado (31) e contará com palestras proferidas por profissionais de destaque na área da nutrição e medicina. As atividades estão concentradas no Auditório Joaquim Lauer, no bloco 6.