Unicesumar
Unicesumar

Jornada de Odontologia debate ética profissional


De acordo com a representante do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, a especialista em odontologia legal e auditora do Ministério Público Federal, Roberta Ramos Machado, as demandas judiciais contra dentistas têm crescido em todo o Brasil o que indica que é necessário cada vez mais um aprofudamento do ensino da ética nas faculdades.

Roberta discorreu sobre esse tema ontem à noite no Cesumar ao fazer a palestra "A ética e o futuro profissional da odontologia" na abertura da 6ª Semana de Odontologia. De acordo com a especialista, há várias razões que levam as pessoas a reclamarem mais hoje em dia dos serviços prestados pelos cirurgiões dentistas, entre elas a maior conscientização sobre os direitos dos consumidores, mas também porque muitas vezes há uma expectativa maior do paciente quanto à eficácia do tratamento e neste caso cabe ao profissional sempre ser o mais claro e sincero possível.

A palestrante também chamou a atenção para as propagandas "enganosas" e disse que odontologia é uma ciência e não um produto. "A publicidade vende uma odontologia que não falha, que pode ser conseguida por qualquer pessoa a qualquer custo e a realidade não é bem assim", alertou.

A Jornada de Odontologia, que comemora os dez anos do curso, foi aberta com a presença do reitor Wilson de Matos Silva, do coordenador do curso, Wagner Simm e do presidente da Associação Maringaense de Odontologia, Antônio Carlos Cariani, entre outros convidados, alunos e professores.

O encontro visa debater as inovações tecnológicas da área e, até sexta-feira, tratará de temas como transplantes e reimplante dental, mini-implante na ortodontia, erosão dental, benefícios da osteointegração, odontologia estética, marketing e ética na odontologia.

A semana também vai contar com apresentações culturais produzidas pelos próprios alunos. Êlém de permitir a integração entre eles, com os professores e os profissionais da área, a participação na jornada possibilita que os acadêmicos passem a ter visão ampla do mercado de trabalho", afirmou Wagner Simm.

Últimas notícias

Categorias