Jornal laboratório mostra realidade dos bairros

Em seu oitavo ano a publicação experimental Matéria Prima, produzida pelos alunos de Jornalismo do Cesumar, começa as atividades de 2008 com a proposta de fazer diversas reportagens especiais sobre os diferentes bairros de Maringá. Para abrir a edição 234, da semana passada, foi selecionada a Vila Morangueira. Os alunos do 2º e 3º anos, responsáveis pela produção do Matéria Prima, foram ao bairro para trazer aspectos, costumes e pontos positivos e negativos da região.

A professora do Cesumar, criadora e coordenadora do jornal-laboratório, Rosane de Barros comentou que um dos problemas dos jornalistas recém-formados é o desconhecimento da cidade em que vivem, e foi dessa necessidade que surgiu a cobertura dos bairros. "A proposta do Matéria Prima é tentar instigar os alunos a conhecer melhor a cidade para melhor identificá-la. Por trás de cada bairro há uma história, uma comunidade, problemas para serem apontados, soluções para serem copiadas, enfim, uma realidade totalmente desconhecida por eles", completou Rosane.

Os estudantes ainda estão se adaptando a nova proposta, mas Rosane acredita que com a prática passarão a enxergar mais a realidade, melhorando a cobertura jornalística. "Eles ainda estão  inseguros, o que é perfeitamente normal. Mas indo aos bairros, como semanalmente têm feito, conversando com os moradores, conhecendo o dia-a-dia daquelas comunidades começam a perder o medo. Em pouco tempo terão treinado o olhar para o que é, de fato, notícia", explicou a professora.

O estudante do segundo ano, Francisco Verri, foi à Vila Operária fazer um resumo sobre o local selecionado para a segunda edição de 2008 do jornal. Francisco que mora no lugar há quase oito anos também acha a proposta muito boa. "Isso dá uma experiência de trabalho e mostra como será a vida depois de formado. Pelo que senti,  quem está fazendo bairro aceitou bem a nova proposta", complementa.

Para ter acesso às reportagens do jornal eletrônico Matéria Prima, assim como aos outros jornais produzidos por alunos do curso, basta entrar no portal da comunicação, clicando aqui.