Unicesumar
Unicesumar

Jornalismo do Cesumar mais uma vez entre os melhores

O curso de Jornalismo do Cesumar, que há cinco anos foi classificado como o segundo melhor do Brasil pela nota do Provão, mais uma vez é destaque ao aparecer no ranking dos melhores cursos do Sul do País, feito pela Revista Imprensa. O resultado do  levantamento de dados, que demorou um ano para ficar pronto, vai ser lançado no mês de outubro, quando a revista publicará o Guia IMPRENSA. Na relação das dez melhores faculdades de Jornalismo do Sul, ficaram de fora instituições tradicionais do Paraná.
 
O Portal Imprensa informa que no "Guia IMPRENSA - As melhores faculdades de jornalismo do Brasil", a lista da região sul - que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – "é composta tanto por faculdades tradicionais, públicas ou privadas, quanto por cursos abertos recentemente, em que o investimento em tecnologia e um conjunto de disciplinas mais contemporâneas se destacam positivamente".
 
O levantamento das melhores faculdades de jornalismo do Brasil avaliou quesitos como "Corpo Docente", "Projeto Pedagógico", "Experiência Laboratorial" e "Presença no Mercado de Trabalho" com "foco em critérios até hoje não explorados pelos organismos que realizam avaliações institucionais", anotou o JM Online, no portal da RPC.
 
Ao todo, foram avaliadas 220 instituições de ensino em todos os estados brasileiros e algumas ficaram de fora porque não forneceram os dados solicitados. A metodologia utilizada incluiu pesquisa de campo feita por repórteres freelancers contratados para visitar cada uma das instituições, entrevistar os coordenadores de cursos e verificar as condições físicas, grade curricular e os projetos de jornal laboratório. Esses dados foram incluídos em um banco de dados e avaliados por uma comissão de profissionais das áreas de jornalismo impresso, televisão, rádio, webjornalismo, assessoria de imprensa e do movimento sindical.
 
Foi estabelecida, então, uma pontuação específica para cada um dos critérios, tendo como referência tanto as exigências mínimas do Ministério da Educação quanto as indicações da comissão profissional em cada área de atuação. Por último, a equipe do Guia elaborou uma pesquisa amostral, ouvindo 25,1 mil editores em todo o território brasileiro, perguntando em quais faculdades eles cursaram jornalismo e quais são as instituições de origem por eles preferidas na contratação. A soma de todos esses critérios, com diferentes pesos, gerou o ranking dos cursos de jornalismo do "Guia IMPRENSA".

"O estudo leva em conta os aspectos acadêmicos, mas também valoriza projetos que tenham o reconhecimento do mercado de trabalho e estejam atualizados com as novas exigências do atual panorama profissional, com as atribuições agregadas ao profissional de jornalismo, os novos postos de trabalho, o domínio das várias plataformas e das tecnologias digitais", destaca ainda o Portal Imprensa.
 
A coordenadora do curso de Jornalismo do Cesumar, Cibele Abdo Rodela, recebeu com entusiasmo o resultado. Para ela, o fato do curso estar numa relação das dez melhores faculdades do sul é muito satisfatório e mostra que a instituição e a equipe pedagógica têm acertado em seus esforços para manter a qualidade dos projetos acadêmicos, a atualização curricular e assegurar uma formação adequada às necessidades atuais do mercado de trabalho.

Últimas notícias

Categorias