Jornalista formada pela UniCesumar, que trabalha na França, falou sobre a carreira para os estudantes de jornalismo

Danielle Legras se formou na UniCesumar em 2003 e atualmente trabalha em uma emissora de rádio francesa.

Os estudantes do sétimo semestre de Jornalismo da UniCesumar receberam, nesta quarta (20), a jornalista Danielle Legras, formada pela UniCesumar em 2003 e que há 16 anos vive em Paris, na França. O encontro foi realizado pela professora Andrea Lago, do curso de direito e irmã da jornalista e teve também a participação da professora Elaine Guarnieri e da nova coordenadora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a jornalista Juliana Lima. Foi o primeiro evento realizado pelos cursos de comunicação com a presença da nova coordenadora, que assumiu o cargo no lugar da professora Fernanda Gabriela Andrade, aprovada em um doutorado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas que segue como professora do curso.

Após se formar na UniCesumar, Danielle Legras  mudou para a França. Lá, trabalhou, em 2005, como estagiária no jornal Charlie Hebdo. Também foi repórter e produziu um programa de cultura em uma emissora de TV francesa. Trabalhou, ainda, como produtora e correspondente internacional de cultura da Globonews, canal brasileiro de notícias do grupo Globo, permanecendo de 2014 até 2017. Atualmente, a jornalista é apresentadora e produtora de um programa de cultura na rádio France Culture, pertencente à cadeia de emissoras públicas francesas Radio France, ouvida, segundo ela, por mais de 40 milhões de pessoas. Ela também produz documentários para a emissora.

Durante o encontro, Danielle Legras mostrou algumas produções realizadas para a TV e a rádio francesa, além de abordar as dificuldades enfrentadas, como a língua e o período em que ficou desempregada logo que chegou na França, tendo que trabalhar como garçonete. Ao final do encontro, ela respondeu a perguntas dos acadêmicos, e deu dicas aos estudantes sobre as tendências do jornalismo atual.