Unicesumar
Unicesumar

Jovens com deficiência auditiva vencem barreiras para se formar


foto_imprensa_interna (1)

Entre os formandos do Cesumar de 2011, dois graduandos com deficiência auditiva são exemplo de garra e determinação ao terem superado todas as dificuldades para concluir o ensino superior.

Ontem, juntamente com outros formandos, colaram grau Petrossian Garcia da Silva e Vinícius Castro Alves. Eles receberam seus diplomas de Artes Visuais e Sistemas para Internet, respectivamente, e falaram da emoção daquele momento e também de como superaram as várias barreiras.

Segundo Petrossian, no começo foi muito difícil, mas depois que teve o acompanhamento de uma intérprete de sinais em sala de aula, sua vida mudou. "Eu comecei a entender melhor os conceitos, a  ter clareza dos conteúdos e tudo foi ficando mais fácil. Hoje eu me sinto livre, o curso mudou minha vida", comentou o rapaz , que se diz preparado para a profissão e confiante de que logo irá se encaixar no mercado de trabalho. Ele também agradeceu todo o apoio que recebeu da coordenação para concluir o curso.

Vinícius falou de um sentimento "impar" ao descrever sua emoção: "lutei tanto pelos direitos dos surdos e hoje estou mostrando que é possível fazer uma faculdade. É importante que todas as pessoas na mesma situação que eu saibam disso...é possível". Segundo ele,  a faculdade representou uma mudança em sua vida. "A partir de hoje, começo uma profissão."

A oferta do intérprete de libras em sala de aula é uma medida  adotada pelo Cesumar que visa garantir o direito das pessoas com deficiência auditiva à educação, conforme determina legislação federal.

Últimas notícias

Categorias