Julgamento de ‘exploradores’ será transmitido pelo Youtube

Simulação será realizada por estudantes de Direito da UniCesumar.

Cinco exploradores ficaram presos no interior de uma caverna após um deslizamento. Expedições de resgate foram ao local, mas culminaram com a morte de 10 operários. Trinta e dois  dias após os deslizamentos,  quatro  dos exploradores são resgatados e fica-se sabendo que no interior da caverna eles celebraram uma espécie de “contrato” onde um daria a vida para salvar os demais. Foi o que ocorreu:  quem sugeriu o “contrato” foi morto e serviu de alimento aos seus colegas.

Agora,  os quatro  exploradores restantes serão julgados pelos crimes praticados. O julgamento será nesta quinta-feira (10), às 19h20, na plataforma do Youtube. O Júri simulado faz parte da avaliação do 1º semestre noturno de Direito da UniCesumar em Londrina.

"O Caso dos Exploradores de Cavernas" é um artigo escrito pelo filósofo jurídico Lon L. Fuller, publicado pela primeira vez na Harvard Law Review em 1949. O professor Romulo Araujo – coordenador do evento – conta que a história dos exploradores é um clássico do ensino jurídico, uma leitura obrigatória para juristas e acadêmicos.

“É um clássico “hard case”, muito interessante aos alunos de direito, mas não só a eles, pois apresenta um caso que pode levar a soluções jurídicas diferentes e reflexões interdisciplinares interessantes”, comenta.

Tais reflexões demonstram a importância de conhecer as normas jurídicas e princípios que podem sem aplicados neste caso fictício e que já foram também utilizados em casos reais.

O ‘júri simulado’ deste caso é uma oportunidade aos alunos na utilização destas possíveis soluções jurídicas através da argumentação na busca de um melhor resultado ao seu cliente.

Na simulação desta quinta-feira,  os interessados devem fazer a inscrição,   porém a transmissão será   aberta a todos.

Serviço:

Juri Simulado - O Caso dos Exploradores de Cavernas" –

Quinta (10) às 19h20 no    Canal Youtube  :

Inscrições:  https://forms.gle/zAfeJYVNYff1SW1g6