Laboratório de Análises Agronômicas (AgroLab) está em fase final de construção

O Laboratório de Análises Agronômicas (AgroLab) foi criado em 2020, por meio de recursos advindos da CP 17/2019 do Programa da Rede Paranaense de Apoio a Agropesquisa e Formação Aplicada Fundação Araucária/Seti/Senar-PR e contrapartida da Universidade UniCesumar. Este está alocado no Bloco 9 e sua estrutura física está em fase final de construção. Serão três ambientes: uma sala de preparo de amostras, uma de equipamentos e uma sala de estudos e permanência para acadêmicos e pesquisadores.

De acordo com a coordenadora do AgroLab, professora Dra. Francielli Gasparotto, o espaço atenderá a demanda de análises de solo, água e sedimentos vinculadas ao projeto Monitoramento Edáfico e Hidrossedimentológico em duas unidades de Produção Agrícola no Noroeste do Paraná, sob coordenação do professor Dr. Edison Schmidt Filho. O projeto faz parte de uma rede estadual de pesquisa sobre manejo e conservação dos solos paranaenses e ainda apresenta como professores colaboradores Dr. André Ribeiro da Costa, Dra. Anny Rose Mannigel, Dra. Edneia Aparecida de Souza Paccola, Mestre Bruno Aurélio Camolezi, Dra. Luciana Cristina Soto Herek Rezende, Dra. Graciene de Souza Bido e Dr. José Eduardo Gonçalves.

“O Agrolab tem como missão fomentar pesquisas, formar e capacitar pesquisadores em áreas interdisciplinares de relevância na atualidade, proporcionando a formação, em todos os níveis de profissionais com uma consciência científica capaz de ser um agente transformador no seu meio social”, ressalta a Dra. Gasparotto.