LAIM realizará 1ª Jornada Online da Liga Acadêmica de Infectologia de Maringá

Com temas como artrites virais e a chance de novas pandemias, evento ocorrerá na próxima quarta-feira (26); valor arrecadado com as inscrições será convertido em donativos para pessoas que vivem com HIV/Aids em Sarandi (PR)

Compartilhar conhecimento é algo que não pode parar – especialmente quando se trata de informações sobre saúde. Por isso, com o apoio da UniCesumar, a Liga Acadêmica de Infectologia de Maringá (LAIM) realizará um ciclo de palestras, compondo a 1ª Jornada Online. Com foco em instruir alunos e profissionais de saúde, o evento é aberto para a comunidade e ocorrerá na próxima quarta-feira (26), às 18h40, por meio de uma transmissão online no YouTube. Para participar, basta acessar o site da jornada online e fazer a inscrição, que tem valor simbólico variando entre R$ 4,95 e R$ 50.

A LAIM é composta por alunos de Medicina de uma série de instituições de ensino. Para esse evento, além de propagar conhecimento tratando de temas como semiologia, artrites viriais e a chance de novas pandemias como a de Covid-19, há uma outra finalidade: com o valor pago pelas inscrições, a LAIM comprará cestas básicas que serão doadas a pessoas que vivem com HIV e Aids em Sarandi (PR). A entrega dos donativos será realizada para a SAE/CTA Sarandi, incluindo 100 cestas básicas que foram doadas pela UniCesumar.

“Todos os anos nós fazemos a jornada da liga, porém este ano ela precisou ser organizada online e esperamos que o alcance seja promissor. Estou muito contente com a organização do evento”, diz a presidente da LAIM e acadêmica do 4º ano de Medicina da UniCesumar, Yara Rezende.

Segundo o professor da Instituição, infectologista e preceptor da Liga Acadêmica de Infectologia de Maringá, Dr. Luiz Jorge Moreira Neto, a ideia de destinar o valor de inscrição para os pacientes com HIV/Aids de Sarandi surgiu para unir a propagação de conhecimento a uma ação de responsabilidade social. “Atendi durante alguns anos na cidade de Sarandi e tive muito contato com a realidade dura dessas pessoas vivendo com HIV/Aids, que muitas vezes não tomam o medicamento corretamente por apresentarem dores de estômago, devido ao fato de não terem o que comer. Quanto mais pessoas e famílias nós pudermos ajudar com as doações, melhor”, reforça.

Para a infectologista, professora da UniCesumar e preceptora da LAIM, Dra. Simone Bonafé, é preciso dar atenção às pessoas que vivem com HIV/Aids, pois elas são historicamente negligenciadas. “O ideal é que ocorra conscientização, principalmente das demais pessoas, sobre o fato de que todos com vida sexual ativa estão sujeitos a adquirir a doença. Desestigmatizar a doença é a melhor forma de acabar com o preconceito que essas pessoas enfrentam diariamente.”

A CHANCE DE NOVAS PANDEMIAS

Um dos temas que receberão atenção no evento é a chance de que novas pandemias ocorram. De acordo com a Dra. Simone Bonafé, palestrante sobre o assunto, existem diversos vírus com potencial de mutação que podem causar pandemias a qualquer momento.

“Observa-se que a cada 100 anos tem ocorrido uma grande pandemia, como por exemplo a Peste Bubônica (1400), Varíola (1600), Cólera (1800), Gripe Espanhola (1900) e hoje o Coronavírus”, pontua a infectologista. “Em 2009, ocorreu a pandemia da Gripe suína, que acabou sendo mais controlada devido a existência previa de uma vacina contra o Influenza, o que facilitou a fabricação de uma nova vacina especifica para este tipo de influenza e sua distribuição para a população. Além disso, a população também já possuía uma imunidade contra o Influenza, fato este não ocorrido nesta atual pandemia do Coronavírus, em que praticamente a imunidade é nula.”

1ª Jornada Online da Liga Acadêmica de Infectologia de Maringá