Lançamento do InspiraSpace reúne autoridades de ensino e inovação na UniCesumar

Durante solenidade, profissionais envolvidos no projeto destacaram como influências o aprendizado disruptivo e o protagonismo de alunos e professores

Como desenvolver a educação frente às mudanças que ocorrem em todos os setores da contemporaneidade? Essa é uma pergunta que tem sido cada vez mais presente na rotina de instituições de ensino de todo o Brasil. Para a UniCesumar, a resposta foi o InspiraSpace, um espaço dedicado a alunos e professores com o objetivo de promover aprendizado, interação e reflexão. A inauguração ocorreu nesta quarta-feira (5).

O evento, que teve a presença de autoridades como o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, foi aberto com a fala do reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva. Descrevendo feitos da Instituição como a comemoração dos 30 anos e a chegada da UniCesumar a Corumbá, o reitor ressaltou a necessidade de voltar os olhos para a inovação. “As constantes transformações do mundo recente exigem mudanças de paradigma, como o uso da tecnologia ao nosso favor. A inteligência artificial serve ao nosso cérebro da mesma forma que as máquinas serviram aos nossos músculos durante a 1ª revolução industrial.”

De acordo com o professor, o momento de ruptura demonstra ainda mais o quão importante a educação é. “Acabou o tempo em que as pessoas aprendem antes de realizarem a prática. Hoje, esses processos são simultâneos. Estamos em um impasse, pois o velho está sendo desmontado e o novo está sendo construído. Nossa chave nessa empreitada é a educação”, enfatizou.

O vice-reitor da Instituição, Wilson Matos Filho, exaltou que a InspiraSpace é muito mais profunda do que apenas visual. “Aqui, veremos professores sendo preparados para trabalhar com todo o seu potencial, principalmente para o futuro, que inclusive já começou. Veremos eles se capacitando de forma rápida e constante, partilhando experiências, somando com seus colegas. A proposta da UniCesumar para o InspiraSpace é proporcionar um aprendizado por meio da experiência com criatividade, autonomia e protagonismo.”

“Essa é a realização de um sonho, de viabilizar um diferencial na educação”, revelou a pró-reitora executiva de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim, que ressaltou o InspiraSpace como uma nova forma de trabalho. “Esse espaço vem como um dos alicerces que vai propiciar uma série de mudanças que vamos fazer no ensino presencial”, declarou.

Segundo a head de Formação Docente e Apoio Discente da UniCesumar, Karina Tomelin, o InspiraSpace representa abordagens inovadoras unidas aos pilares da UniCesumar dentro da sala de aula. “Queremos estimular o professor e os alunos e serem protagonistas do próprio aprendizado. Isso só foi possível porque temos gestores que acreditam em projetos como esse, então nós agrademos a oportunidade.”

CONHECIMENTO COMPARTILHADO

Para converter o projeto em realidade, a Instituição precisou da ajuda de uma equipe capacitada. Os escolhidos foram os profissionais da A5, empresa dedicada a projetos arquitetônicos de negócios na qual grande parte dos membros são ex-alunos da UniCesumar.

“Estou muito à vontade de estar aqui hoje e agradeço a confiança de toda a equipe”, disse um dos sócios fundadores da empresa, Eduardo Paulino. “É um projeto que foi pensado de forma clara. Esse ecossistema que está sendo formado é que faz com que a inovação aconteça. Mas o mais importante é que nós nascemos aqui. Nós somos prova de como a educação oferecida pela UniCesumar transforma.”