Lapem lança projeto de extensão chamado Ted Bear

A Liga Acadêmica de Pediatria de Maringá (Lapem), formada por alunos da Unicesumar, promoveu, na última sexta-feira (31), a I Jornada de Pediatria. O evento contou com a presença de estudantes dos cursos de medicina, fisioterapia, odontologia, biomedicina e enfermagem da instituição e de outras faculdades.

Para abrir a noite, o professor Gilberto Hishiruma apresentou a Lapem e falou sobre as perspectivas da pediatria. Na sequência, os médicos Sérgio Ricardo Lopes de Oliveira e Edson Roberto Arpini Miguel palestraram sobre "Maus tratos infantis" e "Puericultura na perspectiva do adulto", respectivamente.

Segundo a presidente da Lapem, Larissa Lima Henriques, o evento também foi importante para apresentar o projeto de extensão que é o Ìarro chefe" da Liga, chamado Ted Bear – O Hospital do Ursinho. A ideia é que cada aluno de medicina membro da Lapem visite creches levando um ursinho. "Nessa ação, as crianças agirão como pais dos ursinhos, nos dizendo o que eles sentem, se estão doentes, quais os medos, e tudo mais que geralmente não nos dizem. É uma maneira de estabelecer vínculo, criar confiança entre a criança e o médico", diz.

Para Larissa, é uma maneira de aprender a conversar com as crianças, tirar os medos e levar informações como a importância de tomar a medicação de maneira correta, de escovar os dentes e da vacinação. "Se uma criança diz que o ursinho é diabético, por exemplo, vamos investigar o porquê de ter dito isso. De repente é um pai, avô ou ela própria que sofre da doença. Assim, conseguimos falar da importância da boa alimentação, o que essa pessoa pode ou não comer, alertar, mas também não enchê-la de preocupações", afirma.