Lifelong Learning: entenda a importância de aprender continuamente ao longo da vida

O conceito de Lifelong Learning ou Educação Continuada pode ser aplicado para o crescimento pessoal e para desenvolver novas competências ligadas ao mercado de trabalho

Traduzindo de forma literal, Lifelong Learning ou Educação Continuada, é o ato de aprender continuamente durante a vida. Ou seja, trata-se de um modelo que encara o aprendizado como algo contínuo, ininterrupto, nas áreas do conhecimento, habilidades e competências. A importância do lifelong learning, portanto, reside na habilidade de antecipar, acompanhar e corresponder às transformações do mundo, do mercado e da sociedade. Trata-se de imergir nas tendências, nas tecnologias e nas novidades do mercado enquanto, por outro lado, você desenvolve skills comportamentais que alavanquem sua trajetória empresarial.

O conceito de Lifelong Learning ou Educação Continuada pode ser aplicado para o crescimento pessoal, para fins individuais, como aprender um novo instrumento, por exemplo. No entanto, pela educação continuada é possível também transformar a carreira e desenvolver novas competências ligadas ao mercado de trabalho. Muitas vezes, contudo, os dois objetivos podem estar alinhados, como por exemplo, quando o indivíduo busca aulas de oratória para amenizar a timidez e, desta forma, potencializa a desenvoltura em reuniões e apresentações no trabalho. Desta forma, buscar novos conhecimentos técnicos traz inúmeras vantagens para a jornada profissional e torna o indivíduo mais especializado em seu ramo de atividade.

Um exemplo de investimento na carreira profissional que é fundamental é a educação. Uma pesquisa do Instituto Semesp, com base nos dados da Pnad Contínua divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que estudantes de especialização possuem rendimento 150% maior que a média daqueles que fazem apenas cursos de graduação. Atenta a esse cenário, a UniCesumar - uma das maiores instituições de ensino do Brasil e dentro da estrutura da Vitru Educação- possui uma área estratégica voltada exclusivamente para a Educação Continuada. O objetivo é justamente oferecer e amparar os antigos e atuais alunos com as melhores opções de cursos e, com isso, transformar ainda mais vidas.

De acordo com o Vice-presidente de Educação Continuada e Mercado da Vitru Educação, Tiago Stachon, a internet causou uma mudança significativa no mercado. Portanto, para continuar entendendo esse consumidor, o profissional precisa estar em constante atualização. “A educação continuada permite que os profissionais acompanhem as novas tecnologias e mudanças que ocorrem diariamente, tudo isso por meio de um processo em que os profissionais seguem atualizados, aprimorando a forma de trabalhar com maior qualidade e atendendo às exigências de um mercado cada vez mais competitivo” , destaca Stachon.

Ainda de acordo com com o VP, da mesma forma que a internet transformou o mercado de trabalho, ela também facilitou a execução de novas competências ou aprendizados como cursos ou treinamentos online. “Na UniCesumar, por exemplo, são cerca de 200 opções de cursos (graduação, pós-graduação, técnicos, especializações e cursos livres) disponíveis para diversos profissionais que buscam evolução contínua, seja presencial ou a distância”, conclui Stachon.

Praticando a Lifelong Learning

A Lifelong Learning Council Queensland, uma organização sem fins lucrativos com sede na Austrália e criadora do conceito de educação continuada, indica que essa nova forma de pensar e agir sobre o processo de aprendizagem se baseia em 4 pilares fundamentais: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Compreenda, de forma breve, cada um deles:

Aprender a conhecer

Aprender a conhecer requer curiosidade, reflexão, postura questionadora e pensamento crítico. Além disso, é necessário ter prazer por este processo para assim construir o conhecimento autônomo.

Aprender a fazer

Ainda que a teoria seja fundamental para o processo de aprendizagem, é por meio da prática que o indivíduo vai exercitar o que aprendeu até que o novo conhecimento se torne um hábito.

Aprender a conviver

É preciso lidar com as adversidades, entender a percepção do outro e resolver conflitos para que a troca de aprendizado aconteça.

Aprender a ser

Por fim, temos o último pilar do lifelong learning: Aprender a ser. Este pilar tem como fundamento o fato de que é necessário desenvolver autonomia para aprender coisas novas. Contudo, apesar de o Lifelong Learning ser uma estratégia concreta, a forma com que ela é implementada pode ocorrer através de diferentes formatos de aprendizado. Treinamentos, webinars, workshops, palestras, oficinas, cursos presenciais ou online, imersões. Essas são só algumas das possibilidades. O importante, nesse caso, é manter uma cultura de aprendizado.

Sobre a UniCesumar

Há mais de 30 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas no grupo Vitru Educação, a UniCesumar possui mais de 400 mil alunos em mais de mil polos de educação a distância (EAD) por todo o Brasil, e em três polos internacionais, localizados em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão).

No ensino presencial, um dos grandes destaques é o curso de Medicina, ofertado no campus de Maringá (PR) e em Corumbá (MS). Além disso, conta com outros quatro campi nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Campo Grande (MS). A UniCesumar está entre os 10 maiores grupos educacionais privados do país.

MicrosoftTeams-image (2)