Livro sobre a primeira professora de Maringá será lançado neste sábado na UniCesumar

Publicação ficará disponível ao público no Museu da instituição a partir de terça-feira (16/11)

Dirce de Aguiar Maia é um dos nomes mais importantes da história de Maringá. Foi a primeira professora e diretora escolar da cidade. A sua biografia poderá ser conferida no livro “Dirce de Aguiar Maia – Uma mulher à frente do seu tempo”, escrito por  Loide Caetano, diretora do Museu UniCesumar.

O lançamento oficial será neste sábado (13/11), às 19h,  no Auditório Dona Etelvina (UniCesumar) e contará com a presença de autoridades, amigos e familiares da biografada. Nesta semana, precisamente no dia 10/11, a professora Dirce estaria completando 100 anos de vida.

Além de professora, Dirce também foi a primeira diretora escolar da cidade, em 1946.  Atualmente ela é nome de uma escola municipal na Vila Santa Isabel. A educadora faleceu 19 de dezembro de 2002.

Loide conta que o convite partiu de Elizabeth Maia e Letícia Borges, respectivamente filha e sobrinha da professora. “Confesso que essa personagem despertava em mim um certo fascínio. Conhecia um pouco da sua história por meio de informações esparsas, mas seguras, e no fundo, tinha desejo de conhece-la melhor”.

Aos poucos, a autora descobriu que a história era muito mais fascinante do que suponha. “Os depoimentos dos familiares e amigos próximos testemunhavam sobre uma pessoa firme, mas solidária. Enérgica, mas amorosa. Elegante, mas que amava andar de pés descalços. Uma das netas a definiu como uma mulher à frente do seu tempo, daí o título do livro”, explicou.

“Dirce de Aguiar Maia – Uma mulher à frente do seu tempo” é uma publicação da ARPublisher com arte final e diagramação de Pamella Ringwald. O livro estará disponível  para leitura no Museu da UniCesumar a partir de terça-feira (16/11).

A AUTORA

Loide Caetano é natural de Mandaguaçu e reside em Maringá desde 1982. Possui graduação em História, pela Universidade Estadual de Maringá, especialização em Educação pela UniCesumar e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.

Atuou durante vários anos como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é diretora do Museu Histórico UniCesumar, onde se dedica à pesquisa sobre a história de Maringá.

Publicou os livros: Semeando café, disseminando a fé; O contador de causos; Kenji Ueta, lente, olho e coração; O diário de Luiza. É membro da Academia de Letras de Maringá desde 2017. Mãe de Juliano, (casado com Ana Paula) e Priscila (casada com Luciano) e avó de Felipe, Paulo, Julia, Laura e Davi.