Livros da EAD Unicesumar ganham QR code

Alunos dos cursos de Gastronomia, Geografia e História receberão os materiais didáticos do módulo 53 com mais um recurso para auxiliar no aprendizado, que alia tecnologia à prática de ensino. Os livros de ‘Confeitaria Clássica e Brasileira’, ‘Prática de Ensino: tecnologias aplicadas ao ensino de Geografia’ e ‘História da África’ terão códigos QR code (do inglNoticia_EAD_QRcodeês Quick Response) com informações complementares ao conteúdo.

QR codes são como códigos de barras, mas em duas dimensões. Podem ser escaneados por meio de celular equipados com câmeras. A maioria dos celulares é capaz de decodificar QR codes, bastando ter instalado um aplicativo para a leitura que pode ser obtido na loja virtual da Android ou da Apple. Para a decodificação, é só apontar a câmera para o QR code e navegar nos conteúdos selecionados.

“Ao ler a imagem, o smartphone levará ao acesso de conteúdos em PDF, sites de interesse, vídeos e o que possa complementar o aprendizado”, explica o gerente de produção de materiais, Juliano de Souza. Os códigos são gerados por sites que têm plataformas para a geração. Depois os QR codes são inseridos na diagramação dos livros.

A tecnologia será implantada gradativamente. Inicialmente, mil livros serão impressos com os códigos para entrega em agosto, no módulo 53. Estudantes dos cursos de Matemática e Educação Física serão os próximos a ter acesso no módulo seguinte, em outubro. “Vamos fazer enquete com os alunos dessas disciplinas para ajudar na expansão do projeto”, diz Souza.