Magistrados discutem novos caminhos do direito

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX) promove nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/9) o Simpósio "Novos Caminhos do Direito e do Processo do Trabalho", no Centro Universitário de Maringá (Cesumar). O evento é aberto ao público e deve reunir cerca de 200 pessoas, entre juízes, advogados, procuradores e estudantes de Direito, com o objetivo de estabelecer um ambiente de exposição e debate de ideias.

O simpósio também pretende suscitar reflexão a respeito dos efeitos do comportamento da sociedade atual sobre os fundamentos jurídicos. "O contato entre os juízes e os jurisdicionados promove o desenvolvimento de compreensão mútua que favorece a justiça dos pronunciamentos do Poder Judiciário", avalia o juiz Marcus Aurélio Lopes, titular da 5ª Vara do Trabalho de Maringá e um dos organizadores do evento. Ainda segundo o magistrado, os temas que serão abordados foram escolhidos devido à pertinência com as atuais demandas do Poder Judiciário, principalmente quanto à efetividade das decisões e duração razoável do processo. "São questões que envolvem os direitos humanos e fundamentais, relevantes do ponto de vista da cidadania e do estado democrático de direito e que têm por conteúdo primordial o ser humano como protagonista social, político e também judicial", afirma.

A programação terá início na quinta-feira (23), às 19h30, com um painel de debates sobre "Tutelas Coletivas e Violações ao Meio Ambiente do Trabalho", que contará com palestras do presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), juiz Luciano Athayde Chaves, e do desembargador federal do trabalho Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, primeiro magistrado cego do Brasil. No segundo dia, também a partir das 19h30, o juiz José Aparecido dos Santos, titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba, e a juíza Ilse Marcelina Bernardi Lora, titular da Vara do Trabalho de Francisco Beltrão, farão exposições relacionadas ao tema "Novos Caminhos do Processo do Trabalho e a Questão da Prova".

A realização do evento conta com apoio do Cesumar e da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Maringá e patrocínio da Caixa Econômica Federal, Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Viapar – Rodovias Integradas do Paraná, Usina Santa Terezinha e Sicredi Paraná.

O quê? Simpósio Novos Caminhos do Direito e Processo do Trabalho
Quando? 23 e 24 de setembro de 2010