Mais de 40% dos maringaenses já estão imunizados, segundo Observatório Covid UniCesumar Codem

O salto de imunização foi de 7, 42% em menos de uma semana; projeção mostra que o total deve chegar a 60% em apenas um mês

O Observatório Covid UniCesumar Codem - que analisa os dados epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde de Maringá -  anunciou um bom  salto em ponto percentual na imunização contra o vírus da Covid-19 no município.

Na penúltima análise, feita em 8 de setembro, 67,96% dos maringaenses haviam recebido a 1ª dose da vacina e 33,20% estariam imunizados. Agora, no relatório do dia 13 de setembro, os percentuais subiram para 68,96% e 40,62%, respectivamente. Ou seja: mais de 40% de pessoas imunizadas. Um salto de 7,42% em menos de uma semana.

A projeção do percentual da população total imunizada contra a Covid-19 em Maringá para as próximas quatro semanas é de quase 60 % (59,98%).

Para o coordenador do Observatório Covid, Guaracy Silva, diretor da pós-graduação da UniCesumar e presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem, esses percentuais devem ser comemorados. “Nossa preocupação era que o ritmo da vacinação foi menor na última semana de agosto. Tivemos uma boa reação”, comentou.

Até o dia 13 de setembro, Maringá registrou 63.504 casos acumulados, sendo 642 (1,01%) ativos.  O número de recuperados somou 61.326 (96,57%). Os óbitos somaram 1.536 (2,42%). Foram ministradas 478.288 vacinas.

O Observatório Covid UniCesumar Codem faz suas análises considerando a população total e não apenas a adulta, dentro dos 436 mil habitantes de Maringá.

O OBSERVATÓRIO

O Observatório surgiu em março de 2020 com o propósito de monitorar a pandemia e subsidiar a tomada de decisões por parte de autoridades considerando os diferentes interesses: a saúde da população e a sobrevivência dos negócios ou da atividade econômica. Representantes da UniCesumar e do Codem se reúnem semanalmente para avaliar e monitorar os indicadores da pandemia.

Além do Coordenador Guaracy Silva, também participam das análises  as professoras Simone Bonafe (médica infectologista), Nancy Ferreira Silva (matemática), Solange Lopes (diretora do Centro de Biológicas e Saúde) e o analista de dados Icaro da Costa Francisco, todos da UniCesumar. Pelo CODEM participam os executivos e empresários convidados.

O Observatório também convida para as reuniões representantes da Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação e da Secretaria Municipal de Saúde.

A UNICESUMAR

A UniCesumar tem se destacado como uma aliada do município em toda a pandemia. Logo no início, a instituição emprestou aparelhos respiradores ao Hospital Municipal de Maringá e professores e estudantes dos cursos de Saúde colaboraram  no  teleatendimento à população e na realização de mutirões de testagens de Covid-19 em diversos bairros, junto com a Secretaria de Saúde.

Máscaras de tecido e face shields também foram doadas para hospitais de Maringá, Marialva, Sarandi, Londrina, Curitiba, Corumbá, Ponta Grossa, Paranavaí e Paiçandu, bem como a entrega de itens hospitalares às secretarias municipais de Saúde de Marialva e Sarandi. Ao todo, foram produzidas mais de 2 mil unidades de face shields  e 3 mil máscaras de tecido.

Nos campi da UniCesumar são seguidos todos os protocolos recomendados. É obrigatório o uso de máscaras, há álcool em gel disponível em todos os locais e monitoramento de temperatura. Tudo isso junto com uma forte campanha junto ao público interno para que alunos e funcionários sigam as regras e se protejam do vírus.