Mais de 400 pessoas participam da Sopa Solidária

Projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos da UniCesumar, que também prestaram outros serviços e orientação à comunidade.

Desenvolver projetos que envolvam e beneficiam a comunidade é uma das missões da UniCesumar. Na sexta-feira (12), alunos do Campus de Curitiba promoveram uma ação social, que distribuiu mais de 400 pratos de sopas e ofereceu serviços de saúde à comunidade em situação de vulnerabilidade.

Os acadêmicos de Nutrição produziram dois tipos de sopa: feijão e legumes com carne, que são ricas em nutrientes e promovem o equilíbrio nutricional. A aluna Gardene Alves de Oliveira conta que o resultado final, de ver a satisfação nos olhos de quem recebeu o alimento, motiva os estudantes a promover mais ações como essa. “Foi muito importante, pois saber que a Nutrição pode contribuir com a qualidade de vida do ser humano é compensador. Participar de ações assim faz a gente enxergar as necessidades reais da população e buscar uma melhoria nesta qualidade, para que reflita em saúde a todos. A estrutura da Universidade foi importante, pois assim, conseguimos servir as refeições propostas”.

A coordenadora da Saúde, Ana Lucia Cardoso Ribeiro, conta que a Sopa Solidária teve uma grande adesão do público. “Foi uma experiência muito positiva para os nossos alunos e vamos programar mais edições. Foi um momento de sociabilização com a comunidade, que reforça a importância da humanização e sensibilização com outras realidades”.

Além dos estudantes de Nutrição, acadêmicos das graduações de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia participaram da atividade, levando informação para a comunidade e oferecendo serviços como aferição de pressão, avaliação postural, quick massagem, e orientação de saúde bucal, respectivamente.  O Expresso Solidariedade, biarticulado da prefeitura de Curitiba, também participou da Sopa Solidária, cedendo o biarticulado para a realização da refeição.