Mais de mil pais de calouros participam de encontro no Cesumar

O Cesumar recebeu sábado mais de mil pessoas no Ginásio de Esportes para o 5º Encontro de Pais de Calouros. O evento foi uma oportunidade para os pais conhecerem melhor a instituição, manter um contato direto com membros da Reitoria e coordenadores de cursos e inteirar-se sobre a política de ensino.

O encontro teve início com um café da manhã e depois os pais assistiram a uma palestra do reitor Wilson de Matos Silva. Na palestra o reitor colocou o compromisso do Cesumar com a educação de qualidade e capaz de transformar as pessoas, afirmando: "nosso esforço não é apenas para formar bons profissionais para o mundo do trabalho, mas também cidadãos que façam a diferença e ajudem a promover uma sociedade mais justa e solidária".

"Precisamos mudar o comportamento da sociedade brasileira, torná-la mais comprometida com a educação, uma área que vai muito mal em nosso país, mas que faz toda diferença na vida das pessoas. No Cesumar, nós lutamos para que a educação seja de fato transformadora", completou Wilson Matos.

Opiniões

De acordo com o pró-reitor de ensino, Valdecir Simão, esse tipo de ação faz um resgate da cultura do passado, quando o conhecimento era levado mais a sério, e traz de volta o costume do diálogo com os pais, "o que é fundamental para que eles acompanhem a vida acadêmica dos filhos", salientou.

Para o diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Antônio dos Santos Neto, o ensino superior só faz sentido se estiver inserido na sociedade e, por isso, o encontro promovido pelo Cesumar é de fundamental importância. "Trazer a comunidade para dentro da universidade e poder inseri-la de fato neste meio, mais do que uma ação com os pais é uma ação de transformação da sociedade", disse ele.

Os pais presentes ao encontro puderam também assistir à apresentação da Orquestra Filarmônica Cesumar e conhecer as instalações dos cursos frequentados pelos seus filhos.

Cezenir Andrean Zamboti, que tem um filho em Engenharia Ambiental, aprovou a iniciativa. "Pensei que encontro com pais era mais coisa de colégio e que, na faculdade, não havia esse tipo de relacionamento. É bom saber que temos as portas abertas para acompanhar os estudos dos nossos filhos."

Mãe de um calouro de Medicina, Maria Helena Veiga, de Umuarama, disse ter achado "bonita" a iniciativa. "A gente não vê universidades fazendo esse tipo coisa, então achei muito bonita mesmo", reforçou.

Sorteio de bolsas

Os pais ainda participaram do sorteio de três bolsas de estudo para o ano de 2013 para os seus filhos já matriculados.

Os ganhadores foram os estudantes:

João Paulo Rodrigo – Arquitetura e Urbanismo
Alana Laís Marques Dutra – Direito