Mais de mil pessoas participaram da Feira de Empregabilidade

Evento foi realizado com o objetivo de aproximar a população das vagas ofertadas e possibilitar o conhecimento sobre o mercado de trabalho

A UniCesumar de Londrina realizou, nos dias 15 e 16 de maio, a Feira de Empregabilidade, que contou com a presença de mil pessoas. O evento reuniu empresas parceiras que atuam em diversos segmentos, além de instituições governamentais com o objetivo de aproximar o trabalhador das vagas ofertadas e disponibilizar o conhecimento, com palestras e orientação para a elaboração de currículos.

O evento também foi realizado com o objetivo de proporcionar uma oportunidade para quem busca empreender e possui dúvidas. Temas como investimento de baixo custo, pós-vendas, advocacia e startup foram alguns dos assuntos discutidos com a comunidade. O Sistema Nacional do Emprego (Sine) apresentou a Escola do Trabalhador, um projeto de qualificação profissional que oferece 29 cursos a distância gratuitos e conta com um laboratório na Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda (SMTER) e linhas de financiamento do microcrédito orientado ao público. O Sine registrou mais 500 cadastros de trabalhadores.

O Secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, parabenizou a instituição pelo evento e enfatizou a diversidade da programação. “Eventos como esse são essenciais para promover a qualificação profissional e aproximar o trabalhador das oportunidades. Além da possibilidade de contratação, quem passou pela Feira recebeu orientações, pôde participar de palestras dos mais variados temas e com certeza saiu do evento mais capacitado. A UniCesumar está de parabéns por essa primeira Feira da Empregabilidade. E que venham mais edições”.

Para o secretário, Londrina precisa de mais atividades como a Feira e, por isso, são apoiadas pelo poder público. “Estamos em um momento de retomada em Londrina. Tivemos um primeiro trimestre com mais de mil vagas de emprego criadas. As oportunidades vão aparecer e é fundamental que a informação chegue ao trabalhador”.

O diretor do Campus, Marcelo Strik, reforça que a UniCesumar se preocupa com o desenvolvimento da cidade e por isso promove eventos que visam contribuir em elevar a taxa de empregabilidade em Londrina. “Queremos proporcionar o contato entre as empresas, alunos e a comunidade em geral”.

Para o coordenador de cursos da UniCesumar, Carlos Henrique Vici, os serviços, que foram ofertados gratuitamente, tornaram mais acessível o contato do trabalhador. “A Feira foi uma oportunidade de facilitar a busca por emprego, tivemos cerca de 500 vagas disponíveis.  Também foram realizadas orientações sobre abertura de empresas e treinamentos, que visavam preparar os candidatos para futuros processos de seleção”.

Participaram do evento as empresas Atos, Tata Consultancy Services, Muffato, Advise, Gerar, Focsi, Employer, Vikistar, Alternativa, Viscardi, Bratac, Pado, além de instituições como o CIEE, Sine e Sebrae. Além disse, participou do evento a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), com serviços de intermediação de mão de obra, de microcrédito orientado, orientação sobre seguro desemprego e agendamento para a emissão de carteira de trabalho.