Unicesumar
Unicesumar

Maringá ganha escritório de Programa da ONU

Organismo chega para auxiliar ações dos municípios da Amusep em prol do desenvolvimento humano sustentável e diminuição das desigualdades sociais


Será instalado nesta sexta-feira, no Centro Universitário de Maringá (Cesumar), um escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que colocará Maringá e outros 29 municípios pertencentes a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) próximos a uma rede de organismos internacionais e especialistas que trabalham pelo desenvolvimento humano sustentável.


A instalação do escritório foi viabilizada através de uma parceria entre o Cesumar, o PNUD, o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).


O escritório terá a incumbência de alinhar as ações e prestar apoio aos esforços locais e regionais que visem promover a inclusão, a justiça social e a proteção ao meio ambiente.


Benefícios


O PNUD tem sede em Brasília e escritórios espalhados pelo país. Possuir um escritório no município significa ter acesso facilitado a instituições internacionais, a especialistas e autoridades de 166 países onde a entidade se faz presente.


A parceria possibilita o desenvolvimento de capacidades gerenciais e humanas na administração pública e na sociedade, estruturas de apoio para a execução de projetos conforme as prioridades locais e regionais, com aspectos técnicos e experiências internacionais, parcerias com os Bancos Multilaterais e com todas as agências da Organização das Nações Unidas (ONU).


As ações do PNUD visam atingir as metas do milênio preconizadas pela ONU, que são a erradicação da pobreza extrema e da fome, o ensino básico universal, a promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, a redução da mortalidade infantil, a melhoria da saúde materna, o combate ao HIV/AIDS, a malária e outras doenças, a garantia da sustentabilidade ambiental e o estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento.


Inauguração


Para a inauguração do escritório vão estar presentes o coordenador nacional do Programa de Voluntários das Nações Unidas e coordenador da PNUD na região Nordeste, Dirk Hegmanns, o diretor de projetos do IIDAC, Gilbert Scharnik, o reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, a presidente da Amusep, prefeita Maly Benatti e o prefeito Silvio Magalhães Barros.


A solenidade de lançamento do escritório está marcada para às 16 horas, no auditório de Odontologia do Cesumar, 1º andar do bloco 06.  Pela manhã, os representantes das entidades envolvidas se reúnem na sede da Amusep para explicar o programa aos prefeitos da região.

Últimas notícias

Categorias