Unicesumar
Unicesumar

Maringá receberá Plano de Qualificação do Ministério do Trabalho


Maringá foi contemplada pelo Ministério do Trabalho com o PlanSeQ – Plano Setorial de Qualificação para a área de Tecnologia de Informação, o que significa que a cidade receberá recursos do Governo Federal para treinamento em mão-de-obra dentro desta área. O município está entre as 44 cidades brasileiras que foram selecionadas para serem atendidas pelo programa.

O trabalho para incluir o município no programa foi feito pela Prefeitura com auxílio do Cesumar. Conforme o coordenador do Cesumar Empresarial, Freud Oliveira, que assessorou o município, "trata-se de uma grande conquista porque Maringá tem potencial nesta área e precisa de pessoas qualificadas para atender o setor".

Estima-se que a cidade oferte hoje mais de dois mil empregos diretos na área de tecnologia da informação e tenha ainda um potencial de até 5 mil empregos com investimentos necessários na área de infra-estrutura, como seria o caso, por exemplo, da implantação do Parque Tecnológico, cujo projeto está em andamento. Segundo Oliveira, a capacitação desse número de pessoas será importante para que Maringá possa avançar na área tecnológica.

Já de acordo com o secretário de Relações Interinstitucionais do município, Luiz Lázaro Sorvos, o programa "é uma semente que plantamos para o futuro porque estaremos desencadeando uma oportunidade de emprego qualificado em alta tecnologia, produzindo serviços e ferramentas que o mundo desenvolvido está precisando". Uma das possibilidades é o atendimento aos dekasseguis e a inserção desses tanto no mercado nacional quanto internacional.

Sorvos citou o exemplo da China, que é um país que não tem grandes fontes de riqueza e hoje exporta 59 bilhões de dólares de tecnologia de informação e disse que o Brasil tem oportunidade de investir nesse nicho. Ele destacou a determinação do prefeito Sílvio Barros para que estivesse em Brasília fazendo parte de uma comissão tripartite que foi responsável pela elaboração da proposta de criação do PlanSeQ na área de tecnologia, o que levou Maringá a ser contemplada pelo benefício.

Segundo o secretário, o Cesumar ofereceu todo o suporte e as informações que o município precisava para respaldar o pedido junto ao Ministério do Trabalho. "A instituição esteve ao nosso lado em tudo que precisamos e foi essa combinação de esforços que culminou nesse projeto."

Das 400 vagas disponibilizadas para Maringá, 240 serão na área de Desenvolvimento de Sistemas, 80 na área de Suporte e Manutenção e 80 para formação técnica em informática.

Mas não existe data prevista ainda de quando o Plano Setorial de Qualificação será implementado. Segundo Freud Oliveira, é preciso esperar a portaria do ministro do Trabalho determinando a execução do plano e a expectativa é que saia em breve.

Últimas notícias

Categorias