Unicesumar
Unicesumar

MEC abre as inscrições do Sisu para o segundo semestre

Interessados devem se inscrever no Portal Único de Acesso

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referente ao segundo semestre de 2023. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior — Sisu, a partir desta segunda-feira, 19 de junho, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 22 do mesmo mês. Para essa edição do processo seletivo, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 51.277 vagas, em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior, que assinaram o Termo de Adesão (TA).

Os candidatos que desejarem consultar as ofertas de vagas para o Sisu podem pesquisar por curso, instituição e vagas, a partir do Portal Único de Acesso. O Edital nº 7/2023 detalha o cronograma e demais procedimentos da segunda edição de 2023 do Sisu.

 

ATENÇÃO! Para participar do processo seletivo do Sisu 2023/2, é necessário que o candidato:

  • Tenha participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ·
  • Tenha tirado nota acima de zero na prova de redação, conforme previsto na Portaria MEC nº 391/2002; ·
  • E não tenha participado do Enem 2022 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.

Inscrição – para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já tenha o cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.  O candidato pode se inscrever para o processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga em instituição de educação superior participante da seleção unificada. É necessário que, no momento da inscrição, o interessado identifique por ordem de preferência as vagas optadas, com indicação de local de oferta, curso e turno. Também é necessário informar a modalidade de concorrência, conforme previsto no edital.   Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.

Resultado – o MEC divulgará o resultado da inscrição no processo seletivo do Sisu 2023/2 no dia 27 de junho, pelo Portal Acesso Único. O candidato também pode conferir o resultado direto nas instituições de educação superior em que se inscreveu.

Últimas notícias

Categorias