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MEC aponta Cesumar entre 10% das melhores IES


Na lista divulgada ontem (13/01) pelo MEC (Ministério da Educação) com o resultado do IGC (Índice Geral de Cursos) de 2009, o Cesumar teve uma grata surpresa, pois melhorou seu desempenho, colocando-se entre as 10% melhores instituições públicas e privadas do País e segundo lugar entre os centros universitários do Paraná. No índice contínuo, a instituição ficou com 275 pontos e na faixa de 1 a 5 ficou 3, nota que indica um bom desempenho.

Das 2.137 instituições avaliadas, o Cesumar  ficou em  219º lugar.  Na categoria apenas dos centros universitários - que são 158 no pais - ficou em 28º lugar nacionalmente. "É um excelente resultado, o que significa que a nossa instituição está no caminho certo quando insiste em suas políticas de qualidade de ensino", comentou o reitor Wilson de Matos Silva, lembrando que no grupos de 10% das primeiras instituições estão as mais conceituadas do país.

O IGC é baseado no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e o Cesumar teve em 2009 "um ótimo resultado, o que o colocou entre as melhores instituições do pais", posicionou-se o reitor Wilson de Matos Silva, ao avaliar o desempenho da instituição. Ele lembrou que dentre os 15 cursos - das modalidades  presencial e a distância - que fizeram o exame, onze obtiveram CPC (Conceito Preliminar de Curso) 4 naquele ano, e quatro o CPC 3. Destacou inclusive o desempenho dos cursos a distância que foram equivalentes  aos cursos presenciais.

O reitor avaliou o desempenho do Cesumar no IGC como o resultado de um projeto de melhoria contínua do ensino na instituição. "O ritmo quem dá são as instituições e nós aqui temos feito um esforço enorme para obter bons resultados. Resultados que são importantes para o aluno e que vão representar lá na frente garantia no mercado de trabalho."

Wilson Matos citou ações e políticas que a instituição desenvolve visando ao aprimoramento contínuo de gestão e qualificação de professores. Entre elas, a capacitação docente com cursos internos e incentivo a mestrado e doutorado, avaliação permanente da qualidade da aula, verificação do nível de complexidade de provas, programa de motivação da aprendizagem, nivelamento de disciplinas básicas e a qualidade de laboratórios e infraestrutura.

Para o reitor, o resultado significa "a consolidação plena da instituição nos seus vinte anos de atividades".  Ele finalizou dizendo: "Continuaremos trabalhando nesse mesmo ritmo, porque o grande ganhador é o nosso aluno que, aprendendo mais, terá maior garantia de sucesso na vida profissional".

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