MEC autoriza 350 novas vagas para o curso de Psicologia da Unicesumar

São 200 vagas em Curitiba e 150 em Londrina. Profissão está em grande expansão no mercado.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento do curso de Bacharelado em Psicologia nos campi da Unicesumar em Curitiba e Londrina. O curso já foi incluído no processo seletivo deste início de ano. São 200 vagas em Curitiba e 150 em Londrina.

A Psicologia é uma área em expansão e consta da lista das profissões com maior demanda no Brasil. A primeira turma na Unicesumar, um dos dez maiores grupos educacionais do País, foi iniciada em 1999, com 100 alunos. Neste ano serão cerca de 1.350 graduandos, com 700 no campus-sede de Maringá, 250 em Ponta Grossa, que está na segunda turma neste ano, e mais 400 que deverão ingressar em Curitiba e Londrina.

Na avaliação da coordenadora do curso de Psicologia da Unicesumar, Maria Estela Martins Silva, o mercado tem sido receptivo com o profissional responsável por estudar o comportamento humano. “A Psicologia, como ciência e profissão, tem crescido em relevância social para enfrentar os grandes desafios do cotidiano, como o aumento de insegurança, instabilidade e violência. As relações cada vez mais frágeis e a falta de padrões e limites éticos no comportamento causam sofrimento e prejuízo para o desenvolvimento humano, desde a infância, gerando os mais diversos tipos de inadequações ou doenças psicológicas, afetando também a saúde do planeta, vítima do comportamento humano desregrado”, contextualiza a professora, que é mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A coordenadora diz que, além dessas demandas provenientes das condições de sofrimento e destruição, a utilidade e aplicabilidade da Psicologia na prevenção em saúde e promoção do bem-estar têm sido comprovadas com excelentes resultados, culminando no surgimento e fortalecimento das Psicologias jurídica, esportiva, hospitalar, comunitária e social, ambiental, das emergências e dos desastres, além das clássicas: clínica, escolar e organizacional. “Por estas e outras razões históricas, culturais e sociais, a Psicologia tem atraído muitos jovens que almejam fazer a diferença e serem relevantes em sua comunidade”, destaca.

A proposta de formação do curso de Psicologia da Unicesumar é generalista, ou seja, o acadêmico é preparado para atuar em diferentes áreas e realizar diversos tipos de abordagens. “Depois da graduação, o aluno pode se especializar em alguma área, mas no curso já damos a preparação geral para atuar como psicólogo nas mais diversas áreas”, explica Maria Estela. No primeiro ano do curso as aulas práticas são ministradas nos laboratórios de anatomia humana e microscopia. A partir do segundo ano até o quinto, os estudantes colocam o conhecimento em prática no Serviço-Escola da Clínica de Psicologia, que faz atendimento gratuito à comunidade.