MEC autoriza dois novos cursos para a UniCesumar de Corumbá

Bacharelado em Biomedicina e Ciências Biológicas serão oferecidos na unidade que já conta com o curso de Medicin

A unidade da UniCesumar em Corumbá (MS) acaba de ganhar dois novos cursos presenciais:  bacharelado em Biomedicina e Ciências Biológicas.  A autorização partiu da portaria 1.280 publicada na quinta-feira (18/11), pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, orgão do Governo Federal subordinado ao Ministério da Educação (MEC). A unidade já se destaca com o curso de Medicina, criado em 2020.

Para o reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, a notícia revela a consolidação da unidade de Corumbá na área da saúde: “Nosso curso de Medicina, com seus primeiros alunos, em breve colherá os frutos do intenso trabalho dos coordenadores, professores e todos os colaboradores do campus Corumbá. Nosso compromisso com a qualidade de ensino se ampliará ainda mais com a inauguração do belíssimo novo campus que está em construção”, concluiu.

“É mais um importante passo na missão de levar educação de qualidade e formar profissionais alinhados com as necessidades da região do Pantanal e de todo País”, comemora o diretor da instituição em Corumbá, Heber Amilcar Martins. “Corumbá e toda a região ganham novas possibilidades de mudar a realidade local por meio da educação, a ferramenta mais importante para a transformação das pessoas e, consequentemente, do meio em que elas vivem”.

O diretor lembrou que a UniCesumar traz ensino inovador com bases educacionais sólidas e excelente tecnologia de suporte. “Nossos alunos vivenciam o aprendizado de forma inovadora, disruptiva e transformadora, através de um ambiente acolhedor e preparado para ofertar a melhor experiência de aprendizado, além de uma equipe administrativo-pedagógica apaixonada por educação e altamente qualificada”, disse.

OS CURSOS

Os dois novos cursos a serem oferecidos pela UniCesumar em Corumbá ganharam projeção durante os últimos anos, sobretudo devido a pandemia. Biomedicina trata de questões relacionadas a pesquisas científicas na área da saúde e  o avanço na precisão de diagnósticos médicos. Os biomédicos são essenciais nesse contexto e assumiram um protagonismo científico no mundo inteiro nos últimos anos.  O curso da UniCesumar conta  com visitas técnicas onde os acadêmicos conhecem na prática  as áreas de atuação do biomédico, além  do contato com novas tecnologias e inovações na área da saúde.

O curso de Ciências Biológicas da UniCesumar  leva o aluno a conhecer todas as formas de vida, sejam elas macro ou microscópicas.  Busca entender como funcionam os ecossistemas e suas relações com o ser humano. Os estudantes participam de visitas técnicas à instituições e  reservas florestais, além de  estudos de ecossistemas. Assuntos tão em voga como aquecimento global e o desequilíbrio na natureza fazem parte dos estudos das Ciências Biológicas na UniCesumar.

A UNIDADE

Em breve, a UniCesumar terá sede definitiva na rua Pedro de Medeiros, no bairro Popular Velha, dentro do Parque Urbano Zumbi dos Palmares, ao lado da sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).  Serão aproximadamente 7 mil m².

A UniCesumar disponibiliza aos alunos de Corumbá uma estrutura altamente tecnológica e inovadora para proporcionar o melhor aprendizado possível. O espaço inclui o Laboratório de Simulação Realística (SimuLab)   que também poderá ser utilizado nos novos cursos. É uma marca registrada da graduação em Medicina da UniCesumar, bem como consultórios, biblioteca e laboratórios de anatomia, de clínica e microscopia.

REFERÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

A UniCesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil. Obteve Conceito Institucional 5, nota máxima na avaliação realizada pelo MEC em relação à qualidade das instituições e foi reconhecida como Universidade em 2020. Está presente em todos os estados brasileiros, possui mais de 320 mil alunos e mais de 900 polos de educação a distância, inclusive no exterior, nas cidades de Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça), Londres (Inglaterra) e Yokkaichi (Japão). Na educação presencial, a UniCesumar possui cinco campi nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Curitiba e Corumbá.

Além disso, a Instituição oferece mais de 120 cursos de pós-graduação em diversas áreas, quatro Programas de Mestrado e dois de Doutorado, sendo em Direito e Promoção da Saúde.

Em breve, a UniCesumar iniciará a implantação de mais uma unidade no Mato Grosso do Sul, desta vez em Campo Grande