Medicina da UniCesumar atende mais de 70 caminhoneiros

Objetivo foi avaliar a saúde dos motoristas e alertar para o impacto em acidentes de trânsito

Os acadêmicos do curso de Medicina da UniCesumar realizaram neste sábado, 23, uma ação de prevenção e alerta com a saúde dos caminhoneiros. A atividade foi realizada no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Floresta, contou com o apoio da PRF e da Concessionária Viapar e realizou o atendimento em 71 motoristas.

Com base nos dados coletados, será possível fazer a ligação entre as condições de saúde dos motoristas e de vulnerabilidade do caminhoneiro, para o planejamento de políticas de saúde que minimizarão os efeitos e os fatores de risco de possíveis acidentes.

A professora Silvia Veridiana Zamparoni Victorino, enalteceu a importância das atividades. “Considerando a quantidade de exames que realizamos, o número de atendimentos foi muito expressivo. Além disso, recebemos diversos elogios dos motoristas, solicitando que este tipo de ação fosse realizado mais maior frequência. Também, foi importante para integrarmos os estudantes do 1º ao 5º ano do curso de Medicina. Eles trocaram experiência e aprenderam a trabalhar em equipe”.

Sob a coordenação das professoras Maria Dalva Barros Carvalho e Silvia Veridiana Zamparoni Victorino, os alunos das Ligas Acadêmicas de Saúde de Família e Comunidade, Geriatria e Gerontologia e a de Pneumologia realizaram o a verificação de pressão arterial, glicemia capilar, acuidade visual, medidas antropométricas, questionário sobre uso de substâncias e uso de doenças psiquiátricas.