Medicina e Artes Visuais criam projeto "Humanizarte"

A médica pediatra Mariane Arns, fundadora do São Rafael – Sistema de Apoio a Saúde, entidade filantrópica que tem como proposta promover a saúde e prevenir doenças em crianças e adolescentes, esteve no Cesumar sábado para ministrar  palestra ao grupo de estudantes de Medicina e Artes Visuais que participam do projeto "Humanizarte".

O Humanizarte é um projeto de extensão que foi criado este ano integrando os cursos de Medicina e  Artes Visuais e que contará com a atuação de palhaços nas unidades hospitalares que atendem crianças e adolescentes.

A intenção dos estudantes com esse trabalho é promover a humanização, levar alegria e criar um clima mais positivo para os menores em tratamento de saúde, o que é considerado benéfico no processo de recuperação.

No caso da palestra feita pela médica Mariana Arns, o objetivo foi conscientizar os estudantes sobre a realidade que irão encontrar no meio hospitalar ou mesmo nas situações críticas da saúde.

Uma das responsáveis pelo projeto, a professora Deborah Kemmer, explica que a proposta é promover a humanização no ambiente hospitalar por meio da arte. Ao mesmo tempo, o projeto deverá propiciar aos alunos o contato com a realidade, despertar o interesse pela humanização no atendimento à saúde e desenvolver a comunicação.

O grupo de estudantes vem se preparando para começar as visitas aos hospitais em outubro. Eles passam por um treinamento ministrado pelo estudante de artes visuais Alisson Trindade, desenvolvendo técnicas de teatro e brincadeiras que irão aplicar nas visitas aos menores internados para tratamento de saúde.