Unicesumar
Unicesumar

Médicos da 15ª Regional de Saúde fazem capacitação do Simulab da UniCesumar

Treinamento foi realizado pela primeira vez no Paraná e segue uma determinação do Conselho Federal de Medicina

A UniCesumar sediou na última sexta-feira, 27, uma capacitação com médicos da 15ª Regional de Saúde e teve como objetivo foi auxiliar no diagnóstico dos profissionais sobre a morte encefálica. Esta foi a primeira vez que um treinamento deste modelo foi realizado no Paraná.

A atividade segue uma determinação do Conselho Federal de Medicina, que determinou que “a morte encefálica deve ser diagnosticada por dois médicos especificamente qualificados, sendo um deles titular de: medicina intensiva (adulta ou pediátrica); neurologia (adulta ou pediátrica); neurocirurgia ou medicina de emergência. Pelos critérios anteriores, o diagnóstico se daria por dois médicos: um neurologista e um médico sem habilitação específica. A partir de agora, é considerado qualificado o médico sem especialidade com, no mínimo, um ano de experiência no atendimento a pacientes em coma, que tenha acompanhado ou realizado pelo menos 10 determinações de morte encefálica ou realizado curso de capacitação”.

Os cursos devem ter duração mínima de oito horas, sendo quatro de discussão de casos clínicos. Para a parte prática, foram utilizados os bonecos do Laboratório de Simulação Realística (Simulab) da UniCesumar, que podem interpretar reações de pacientes em um caso real.

Últimas notícias

Categorias