Medidas preventivas que podem evitar a contaminação

VÍDEO - conheça melhor a nova gripe ]

[ Dr. Bactéria tira dúvidas sobre a nova gripe: vídeo 1 / vídeo 2 ]

O Centro Universitário de Maringá informa que, seguindo as orientações das autoridades de saúde do Estado (15ª Regional de Saúde) e Município, manterá as aulas normalmente conforme calendário escolar.

Informamos ainda que, caso sejam alteradas as orientações dos órgãos
competentes, o Cesumar acatará integralmente as novas orientações, tendo em vista o comprometimento da Instituição com o bem estar de seus alunos, professores e toda a comunidade de Maringá e região.

Porém, internamente, iniciamos por intermédio do curso de Biomedicina um projeto de extensão com estratégias de prevenção do contágio do vírus no ambiente escolar, desta forma, aproveitamos para orientá-los sobre as medidas preventivas que podem evitar a contaminação, conforme segue:

1. Cubra o nariz e a boca com um lenço quando for tossir ou assoar. Jogue o lenço fora depois de utilizá-lo;

2. Lave bem as mãos com água corrente, sabonete ou álcool-gel, especialmente após tossir ou assoar o nariz, para evitar contaminar outras pessoas (o Cesumar disponibilizou em todos os banheiros da Instituição saboneteiras com sabonete líquido e álcool-gel);

3. Evite tocar os olhos, nariz e boca, que são vias de contágio por excelência;

4. Tente evitar contato próximo com pessoas doentes;

5. Mantenha o ambiente arejado.

Caso apresente sintomas de gripe, tais como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, cansaço procure a UBS NIS II Aclimação, Bloco 5, para preenchimento de declaração, solicitando dispensa das atividades escolares, orientações e encaminhamentos. Só serão abonadas faltas de alunos encaminhados pela UBS.