Membro da CAPES ministra aula inaugural do mestrado em Direito

O vice-presidente do Comitê da Área de Direito da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Luiz Alberto Davi Araújo, ministrou hoje pela manhã aula inaugural para o curso de mestrado em Ciências Jurídicas do Cesumar - tuma 3. Ele fez uma abordagem sobre os aspectos da pós-graduação no Brasil e destacou a necessidade de os alunos planejarem suas carreiras e se dedicarem à publicação de artigos científicos.

Conforme o professor, os cursos de mestrado em Direito no Brasil passam por uma mudança, para se tornarem mais reflexivos, críticos e menos repetidores dos conhecimentos da graduação. Ele acredita que o aluno também precisa se preocupar com essa mudança e pensar em produzir mais artigos, fazer publicações, que ajudem ao seu programa de mestrado, enquanto ele se prepara para um doutorado.

Segundo Luiz Araújo, "as escolas que já romperam com o modelo antigo e hoje trabalham com um conteúdo mais reflexivo estão à frente. Quanto mais rapidamente esse processo for efetivado melhor para todos".

Nichos
Para o professor, as pequenas instituições de ensino superior, assim como as grandes, têm condições de oferecer bons cursos de mestrado, desde que invistam em bibliotecas bem aparelhadas.

O novo modelo de mestrado em Direito traz cursos mais focados e menos genéricos, informou o palestrante. Segundo ele, as escolas podem encontrar seu nicho e se tornarem centros de excelência. "Isso vai tornar o curso pequeno a maior autoridade do Brasil naquilo que faz." Mas alerta: "mesmo trabalhando com um pedacinho do direito, a propedêutica não deve ser deixada de lado ".

Na opinião do professor, um curso de mestrado oferece diferencial à instituição porque enriquece o ensino como um todo. "Os professores que dão aula na pós-graduação são professores que devem agir na graduação e portanto essa interação provoca uma onda, com resultados positivos para todos."

Presença
A aula inaugural foi assistida pelos vinte alunos que ingressaram no mestrado este ano e pelos egressos das turmas 1 e 2. Também estiveram presentes o coordenador do curso, professor José Sebastião de Oliveira e o diretor de Pós-Graduação do Cesumar, Valdecir Bertoncello, para quem é "impar o momento em que o Cesumar inicia a sua terceira turma de mestrado".

Lançamento
O encontro foi marcado ainda pelo lançamento do livro "Intimidade Genética & Direito de Personalidade" , de uma ex-aluna de mestrado do Cesumar, a juíza Denise Hammerschimidt. A obra é resultado da sua dissertação de mestrado, orientada pelo doutor Sebastião de Oliveira e defende o direito da pessoa em preservar as informações do seu código genético.